Cultura

Cremilda de Lima está preocupada com a falta de reedição de livros

Armindo Canda

Jornalista

A escritora Cremilda de Lima defendeu, quarta-feira em Luanda, a importância de uma maior aposta e investimento das instituições culturais públicas e privadas no mercado literário para incentivar o gosto pela leitura e a compra de livros, sobretudo aos mais jovens.

01/03/2024  Última atualização 13H15
Escritora (ao centro) defendeu a criação de uma Indústria Cultural que seja responsável pela produção e distribuição de livros © Fotografia por: FRANCISCO LOPES | EDIÇÕES NOVEMBRO

A escritora está preocupada com a falta de reedição de livros publicados no mercado nacional. Referiu que o país continua a registar a fraca produção e reedição de livros.

Cremilda de Lima que foi a última homenageada do projecto literário "Noite de Poesia”, iniciativa da Fundação Arte e Cultura, apelou as parcerias do Estado para um maior investimento na edição e reedição de livros, no geral, e particularmente, de escritores consagrados com uma longa carreira para que não sejam esquecidos.

"As instituições que fazem parte da promoção das obras literárias devem investir mais para tornar o produto literário mais acessível aos leitores. Não quero ser lembrada um dia porque ter o nome de uma escola, mas porque as minhas obras estão a ser lidas nas escolas”. 

Em outras realidades, salientou, os livros dos escritores são editados e reeditados para fazer parte do Plano Nacional de Leitura das instituições de ensino. O mesmo processo, defendeu, deveria acontecer em Angola. "Quando lemos as estórias da ‘Branca de Neve’, a ‘Menina do Mar’ recordamos do legado que os seus autores deixaram para a literatura internacional, mas continuam vivos nas memórias devido aos contos”.

A escritora ressalta a necessidade da criação de uma Indústria Cultural que seja responsável pela edição, reedição e publicação de obras literárias. Anteriormente, lembrou, o país tinha um Instituto das Indústrias Culturais, que editava os livros e os faziam circular”.

Quanto à homenagem, disse sentir-se muito feliz pelo reconhecimento da Fundação Arte e Cultura. Aproveitou a ocasião para felicitar a iniciativa e o engajamento de toda equipa da organização. "Essa homenagem marcou muito a minha vida e vou-me recordar sempre deste dia porque me emocionei bastante”, reconheceu.

Noite de poesia

A margem da cerimónia de homenagem, houve várias atracções culturais, com a banda O´mwenho Groove e Papeline que brindaram o público com canções de artistas nacionais e internacionais.

A "Noite de Poesia” prosseguiu com declamação de poesia nas vozes da poetisa Márcia Monteiro que recitou o poema intitulado "No olhar o amor”, o casal Martinho Franco e Paula Bernardo declamaram "Minha Angola”, enquanto Risle Alves declamou "Mundo”.

Victor Andrade recitou o poema "Circulo do Amor”. O poeta Profundo viajou em "Rosa de Todas as Cores”, Herculano Lunda explorou "Luzes e Brilho”, o poeta Precioso declamou a poesia "Girassol” enquanto que Lucas Cassule recitou o tema "Abraçar o Vazio”.

Para encerrar, o grupo teatral Jovens da Mulemba, apresentou como proposta uma peça que resumiu a história da homenageada durante o percurso como escritora e professora. E no final Cremilda de Lima declamou o poema "Os Mistérios do Mar”. 

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura