Política

Crescimento demográfico dos jovens pode mudar o rumo da ascensão de África

Garrido Fragoso | Addis Abeba

Jornalista

A Primeira-Dama da República, Ana Dias Lourenço, considerou o crescimento demográfico exponencial de África, com destaque para a população jovem, “um trunfo” que pode mudar o rumo da ascensão do continente.

19/02/2024  Última atualização 07H52
Ana Dias Lourençodestacou os projectos em curso para o empoderamento da mulher © Fotografia por: Paulo Mulaza | Edições Novembro

Ao discursar na 28ª Assembleia-Geral Ordinária das Primeiras-Damas Africanas para o Desenvolvimento, que decorreu à margem da 37ª Cimeira de Chefes de Estado e de Governo da União Africana, em Adis Abeba, Etiópia, Ana Dias Lourenço acrescentou que África pode transformar os jovens, através do seu empoderamento, numa enorme força impulsionadora de estabilidade política, de progresso económico, inovação tecnológica e desenvolvimento sustentável.

"No nosso continente, a população jovem é maioritariamente activa, os investimentos na educação deverão ser de níveis mais altos, para romper os ciclos inter - geracionais da pobreza e potenciar o crescimento e desenvolvimento dos nossos países”, ressaltou.

Sobre o tema da 28ª Assembleia-Geral Ordinária das Primeiras-Damas, "Educar as meninas e transformar África: melhorar o acesso à saúde e à educação das mulheres e raparigas africanas do século XXI”, Ana Dias Lourenço disse ser fundamental e está alinhado com a previsão de sucesso das políticas públicas de crescimento e desenvolvimento económico e social.

Para a Primeira-Dama da República, a educação e a saúde em África devem sempre ser uma prioridade. Neste sentido, partilhou com os presentes que o Governo angolano, no seu orçamento para o exercício económico de 2024, duplicou a alocação de recursos para a Educação e a Saúde, para melhor responder aos desafios destes dois importantes sectores.

Apesar de já ser uma prioridade no país, Ana Dias Lourenço reconhece existir  o desafio com o desenvolvimento equitativo para o bem-estar de todas as mulheres e homens angolanos, em particular as meninas e meninos.

Partilhou, igualmente, o Plano Estratégico 2022-2025, da Fundação Ngana Zenza para o Desenvolvimento Comunitário, da qual é presidente e  instituidora, que define como um dos eixos estratégicos o fomento de iniciativas, projectos e programas nos domínios da saúde, educação, ambiente e cidadania na transversalidade de género.

Em parceria com os departamentos governamentais e alguns parceiros, a Primeira-Dama da República fez saber que a Fundação tem apoiado e feito advocacia para a implementação, com sucesso, de programas e projectos nos domínios de educação e saúde para as mulheres, as raparigas em particular.

A Primeira-Dama da República informou que a Fundação Ngana Zenza para o Desenvolvimento Comunitário (FDC) está comprometida e empenhada no empoderamento das meninas e meninos nas comunidades, para um desenvolvimento saudável, equilibrado e harmonioso. Reforçou que a Fundação tem servido como veículo impulsionador no alinhamento dos dividendos da saúde e da educação para o desenvolvimento das meninas em África.

Entre os vários projectos desenvolvidos pela Fundação, destacou a Carruagem Clínica "Tata Uhayele” (Cuide da Sua Saúde), que consiste em levar cuidados de saúde primários às populações mais necessitadas, através de carruagens clínicas ferroviárias que funcionam no Caminho-de-Ferro de Benguela (CFB), no corredor entre o Lobito e o Luau (Moxico), com vários pontos de paragem para prestar cuidados diferenciados de saúde, como obstetrícia, pediatria e ginecologia.

"É um comboio de esperança que já levou os primeiros cuidados de saúde a mais de mil pessoas, sobretudo mulheres e crianças, com serviços médicos e medicamentos gratuitos”, realçou a Primeira-Dama da República. Acrescentou que as patologias mais frequentes têm sido a malária, anemia, malnutrição e doenças respiratórias agudas.

Com o objectivo de melhorar as condições de vida das populações numa comunidade da região Sul do país, Ana Dias Lourenço destacou, também, o Programa de Desenvolvimento Integrado e Comunitário, que tem beneficiado mais de 5000 pessoas. Trata-se de um Programa com uma abordagem multissectorial, transversal, no âmbito da igualdade de género, integrada e inclusiva.

"Enquanto Primeira-Dama, e com o apoio da minha Fundação, continuo a promover acções no domínio da prevenção e tratamento do HIV-Sida, com o foco na prevenção da transmissão vertical, contra o estigma e discriminação, com vista a manter a adesão das gestantes às consultas pré-natal e tratamento antirretrovirais, para que tenhamos uma Angola com crianças sem Sida até 2030”, sublinhou.

 

Acções desenvolvidas e os seus resultados

O Projecto "Todos Unidos pela Primeira Infância” – TUPPI, iniciado em 2022, cobriu em todo o país 26.154 crianças em idade pré-escolar, até aos seis anos, que se beneficiaram de actividades educativas, do registo de nascimento e de campanhas de vacinação e desparasitação.

A Primeira-Dama informou ainda que o Programa de Salvaguarda para Jovens (SYP) nas escolas do ensino primário e secundário, que tem a parceria do Fundo das Nações Unidas para a População (UNFPA na sigla em inglês), visando capacitar adolescentes e jovens dos 10 aos 24 anos sobre protecção de Infecções Transmitidas Sexualmente (ITS), incluindo VIH, prevenção de gravidez precoce indesejada, abortos, casamento precoce, práticas prejudiciais e violência baseada no género. Este programa capacitou 198 professores e coordenadores de actividades extraescolares sobre gestão, saúde menstrual, educação sexual e garante também a higiene menstrual, com a distribuição de calcinhas e pensos reutilizáveis.

Um total de 300 mil alunos já beneficiam deste programa, dos quais 185 mil são raparigas. Ana Dias Lourenço destacou também o Programa de Merenda Escolar, que conta com o apoio de parceiros e beneficia 200 mil crianças de 306 escolas em 10 províncias do país.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política