Mundo

Crise no Senegal: Situação vai afectar a Guiné-Bissau

A situação tensa no país vizinho, com protestos contra o adiamento das eleições presidenciais, vai afectar vários sectores da vida guineense, defendeu, em entrevista a DW, o sociólogo Tamilton Teixeira, particularizando o sector do Comércio.

12/02/2024  Última atualização 11H57
© Fotografia por: DR

O cientista social alerta que, se a tensão no Senegal se agravar, poderá até haver uma escassez dos produtos básicos na Guiné-Bissau.

"O Senegal é onde boa parte dos comerciantes guineenses, nomeadamente as mulheres empreendedoras, vão procurar os produtos para depois revenderem no mercado guineense. Daí que a situação que se vive no Senegal consegue impactar directamente a realidade económica na Guiné-Bissau, porque o país não tem uma economia de concorrência, mas de subsistência: os guineenses produzem para sobreviver e não para comercializar. Por isso, o  impacto da crise vai ser directo. A Guiné-Bissau depende directamente do Senegal do ponto de vista económico”, explicou o estudioso.

A simples subida de preço de combustível no Senegal, adiantou o sociólogo,  afecta directamente a economia na Guiné-Bissau e neste caso, quando se trata de uma crise que depois pode ter contornos militares, o impacto e efeito podem ser muito maiores.

Para o sociólogo, "na Guiné-Bissau, o Tribunal Constitucional não tem a mesma capacidade de força da lei como acontece no Senegal.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo