Sociedade

Cristãos assinalam a paixão e a morte de Cristo na Cruz

Engrácia Francisco

Jornalista

Fiéis em todo mundo assinalam, hoje, a Sexta-Feira Santa, dia da crucificação e morte de Jesus Cristo. A partir das 18h00 é realizada, em todas as paróquias católicas, uma celebração especial.

29/03/2024  Última atualização 12H26
António Estêvão presidiu o culto na Paróquia dos Remédios © Fotografia por: Rafael Tati | Edições Novembro

Na Paróquia de Nossa Senhora dos Remédios, em Luanda, é realizada, às 15h00, a "Via Sacra”, acto que lembra o sofrimento de Cristo. A partir das 18h00, ocorre a celebração da paixão de Cristo, a ser presidida pelo Arcebispo Dom Filomeno Vieira Dias.

O coordenador dos catequistas da Paróquia de Nossa Senhora dos Remédios, Moisés Júlio, explicou que a Sexta-Feira Santa representa um momento de silêncio da Igreja, o único dia em que, a nível de toda a liturgia da Igreja Católica, não se realiza missa. Neste dia, disse, os cristãos lembram a morte interiorizando todo o mistério que vai culminar na Páscoa, neste domingo, com a Ressurreição de Cristo.

 Quinta-feira Santa

Ontem, os cristãos relembraram a instituição da eucaristia, momento em que Jesus reuniu os apóstolos e partilhou o pão e o vinho, tendo orientado que se fizesse isso sempre em Sua memória. "Na Quinta-Feira Santa, Jesus realiza o acto de ‘lava pés’aos pobres, um gesto de grande humildade, mostrando à humanidade que devemos ter amor ao próximo”, disse.

A Semana Santa, esclareceu, começa no Domingo de Ramos, passa pela Sexta-Feira Santa, dia da crucificação e morte de Jesus e termina no Domingo de Páscoa, quando se celebra a Ressurreição de Cristo. "O Tríduo Pascal é o momento mais importante da Semana Santa, já que representa a salvação humana e a renovação da vida”, disse.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade