Política

Cuando Cubango concluiu 19 projectos do PIIM desde 2022

Lourenço Bule | Menongue

Jornalista

Apenas 19 projectos, dos 86 ligados à construção e reabilitação de infra-estruturas, aquisição de bens e serviços, foram concluídos na província do Cuando Cubango desde o arranque do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM) em 2022, revelou, quinta-feira, na cidade de Menongue, o director do Gabinete de Estudos, Planeamento e Estatística (GEPE).

30/03/2024  Última atualização 08H08
Governador provincial reuniu-se com os responsáveis locais © Fotografia por: Lourenço Bule | Edições Novembro
Fez saber que, nos próximos dias, serão inaugurados dois projectos do PIIM na cidade de Menongue, sendo o projecto de expansão da rede de distribuição de água potável nos bairros Popular e Castilho e a esquadra policial da zona do Tucuve.

 Explicou que a província do Cuando Cubango conta com uma carteira de 86 projectos aprovados no âmbito do PIIM, avaliados em mais 36 mil milhões de kwanzas e deste valor foram pagos às empreiteiras mais de 18 mil milhões de kwanzas.

 Até ao momento, a região conta com 67 projectos do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios em execução.

 O responsável do GEPE no Cuando Cubango explicou que em termos de execução financeira, os projectos encontram-se na ordem dos 63 por cento e 77 por cento de execução física, num rácio diferencial de 14 por cento em termos de concretização e pagamento das obras.

 "A província do Cuando Cubango tem dado passos significativos no que toca à execução do PIIM, apesar de algumas dificuldades que tem enfrentado na materialização de alguns projectos por falta de liquidez financeira”, disse.

 Acrescentou que as obras para conclusão das quatro torres do Bairro das 45 Casas, com 16 apartamentos cada, e o Hospital Municipal do Calai já arrancaram e ficam prontas num curto espaço de tempo.

 No âmbito do PIIM a nível da província do Cuando Cubango, Elias Paganini disse que existem oito projectos que ainda não arrancaram por questões administrativas de contratação, ao passo que outros seis não poderão arrancar por causa da sua complexidade e falta de liquidez financeira.

Monitorização das obras

A directora do Gabinete de Comunicação Institucional e Imprensa (GCI) do Governo Provincial do Cuando Cubango, Linda Salangui, na qualidade de porta-voz do encontro, disse que os membros do executivo local concluíram ser necessário o reforço na desburocratização e monitorização rigorosa da execução dos projectos ligado ao PIIM, bem como dar celeridade na concretização das empreitadas sob a responsabilidade dos sectores.

 Os participantes ao encontro defenderam, por outro lado, a promoção de sistemas convencionais de abastecimento de água em todas as sedes municipais e comunais, com realce para Menongue, cuja capacidade instalada de produção não satisfaz a demanda actual.

 Linda Salangui explicou que os membros do Governo Provincial passaram em revista o relatório de prestação de contas, remetidos à Direcção Nacional de Contabilidade Pública, onde todos os municípios da província cumpriram na íntegra a remessa.

 Neste sentido, recomendam que haja continuidade no cumprimento rigoroso dos prazos e dos modelos de Relatórios de Prestação de Contas.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política