Sociedade

Cuando Cubango: Efectivos da Polícia doam sangue à hemoterapia do Hospital Geral

Nelson Bonito | Menongue

Jornalista

Um total de 40 efectivos da Polícia Nacional doou, segunda-feira, sangue ao Centro de Hemoterapia do Hospital Geral do Cuando Cubango, acção enquadrada no âmbito do 48º aniversário da corporação, que se assinala na quarta-feira.

27/02/2024  Última atualização 08H26
Âusência de doadores voluntários tem feito com que se recorra aos familiares dos pacientes © Fotografia por: DR

O chefe de Departamento dos Serviços de Saúde subinspector, Inácio Sambovo, disse que doar sangue é um gesto de patriotismo e amor ao próximo, e ajuda a salvar a vida de um parente ou cidadão comum.

Inácio Sambovo disse que actividade é de âmbito nacional, programada pela direcção de serviços de saúde da Polícia Nacional, com abrangência para os  comandos provinciais, no âmbito da cooperação laboral, e apelou a todos aqueles que estão em condições de doar sangue para o fazer, porque, assim estarão a salvaguardar vidas.

O agente de primeira classe, Nelito Manguto, mostrou-se satisfeito por ser a primeira vez que  doa sangue, tendo acrescentado ser um acto nobre, que ajuda a salvar vidas, dada à escassez de sangue no stock do hospital.

 A responsável do laboratório do Hospital Geral do Cuando Cubango, Rosária Inês, revelou que a he-moterapia tem registado  falta de sangue, por ausência de doadores voluntários e, por isso, têm recorrido aos familiares dos pacientes para a doação.

Rosária Inês fez saber que, diariamente, aquele hospital faz 15 transfusões, sendo a Maternidade, Pediatria, assim como a área dos acidentes, aquelas que mais transfusões fazem.

Rosária Inês agradeceu o gesto dos efectivos da Polícia Nacional (PN) e disse que o acto realizado visou suprir muitas dificuldades que a unidade sanitária enfrenta.

Disse que, desde o princípio do ano, é a primeira vez que o Hospital Geral do Cuando Cubango (HGCC) recebe doação do género. 

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade