Sociedade

Cuangar há dois anos sem óbitos por malária

Lourenço Bule | Menongue

Jornalista

O município do Cuangar, na província do Cuando Cubango, está há dois anos sem registar casos de óbito por malária, devido à implementação do projecto regional Eliminação - 8 (E-8), em curso em oito países africanos, designadamente Angola, África do Sul, Botswana, Moçambique, Namíbia, Essuatíni, Zâmbia e Zimbabwe, que visa reduzir a propagação da doença.

09/03/2024  Última atualização 09H05
Unidade sanitária municipal que atende os municípes da zona © Fotografia por: Lourenço Bule | Edições Novembro

Os dados foram tornados públicos, ontem, pelo director municipal da Saúde em exercício, acrescentando que, na província do Cuando Cubango, o projecto está a ser executado pela Organização Não Governamental inglesa The Mentor Initiative e abrange os municípios do Cuangar, Calai, Dirico e Rivungo, localidades que fazem fronteira com a República da Namíbia e da Zâmbia.

Amadeu Rufino deu a conhecer que, desde Janeiro, foram registados mais de mil casos de malária, sem vítimas mortais. "Nesta época do ano é comum o aumento de casos de malária e os técnicos de Saúde têm vindo a dar o devido tratamento”.

Em relação aos casos de VIH/Sida na região, garantiu que a doença está controlada.

Este ano, adiantou, foram registados 24 casos e os doentes estão a fazer o devido tratamento. "O que mais preocupa a Direcção Municipal da Saúde é a escassez de reagentes".

A Direcção Nacional da Saúde Pública, informou, adoptou um outro critério para diagnosticar os casos de VIH/Sida. "Actualmente, estão a realizar-se três tipos de teste, caso o primeiro seja positivo efectua-se o segundo e se possível o terceiro, para que não haja qualquer dúvida”, explicou.

Na comuna do Savate, realçou, foram registados mais de 50 casos de lepra, situação que está a ser difícil controlar, porque há escassez de medicamentos para o tratamento da doença.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade