Cultura

Cuanza-Norte: Protocolo assegura a promoção da cultura local e espectáculos

Marcelo Manuel | Ndalatando

Jornalista

O Governo Provincial do Cuanza-Norte e a Clé Entertainment manifestaram, sexta-feira, em Ndalatando, o interesse mútuo na criação de uma parceria público-privada, para assegurar a realização de actividades e iniciativas destinadas à realização de espectáculos.

04/02/2024  Última atualização 10H27
Parceria tem como objectivo criar condições de promover as mais variadas disciplinas artísticas e manifestações cultutais locais © Fotografia por: Marcelo Manuel | Edições Novembro

A parceria aconteceu durante um encontro entre o governador do Cuanza-Norte, João Diogo Gaspar, e o presidente do Conselho da Administração da Clé, Clésio Gomes.

As partes acordaram, também,  realizar acções de troca de experiências, programas de superação, promoção de actividades e intercâmbio, envolvendo outros agentes culturais e mecenas, com o objectivo de promover actividades culturais e artísticas locais.

A intenção é extensiva nas áreas de encenação teatral, produção de artesanato, abertura de casas de cultura, promoção do livro e da leitura e conservação e valorização do património cultural nacional.

Ficou igualmente expressa a vontade das partes na criação de projectos que promovam os artistas locais e da antiga e nova geração.

Segundo o PCA da Clé, Clésio Gomes, com a iniciativa, pretende-se fomentar, no Cuanza-Norte, o movimento cultural e artístico local, através da promoção de espectáculos musicais e de teatro, exibição de filmes, entre outras acções, para melhor ocupação dos tempos livres, principalmente da juventude.

O responsável visitou alguns dos centros recreativos, sendo o primeiro desafio a criação de uma agenda cultural e artística para a celebração de mais um aniversário de Ndalatando, desde que ascendeu à categoria de cidade, a 28 de Maio de 1956.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura