Sociedade

Cuidados com pacientes com doenças crónicas

Engrácia Francisco

Jornalista

Aos três anos, Eliezer Fontoura foi diagnosticado com asma, também conhecida como bronquite alérgica. Actualmente, com sete anos, o menor tem tido várias dificuldades, em consequência da patologia crónica.

19/03/2024  Última atualização 09H55
© Fotografia por: DR

A mãe, Solange Buila, disse que, desde bebé, o filho apresenta problemas de alergia e, com o passar do tempo, os efeitos foram aumentando. "A princípio, faz uma alergia normal, mas, depois, começa a ter problemas respiratórios e chega mesmo a ficar com o corpo inflamado", disse, acrescentando que, há quatro anos, foi-lhe feito um diagnóstico de bronquite alérgica/asma.

O médico Carlos Barros explicou que a asma é uma doença que está associada a um factor alérgico, que pode irritar as vias respiratórias.

Depois de observar o menor, o especialista de clínica geral avançou que o mesmo se encontra estável, apesar de estar com tosse, espirros e mal-estar. "Clinicamente, é um paciente estável e vai continuar com a medicação em casa, uma vez que não teve uma crise aguda de asma ", disse.

O médico recomenda aos pacientes com asma a evitar contacto com fumo, poeira e a higienizar bem os pertences. "Um paciente asmático está susceptível a ter reacções de hipersensibilidade a nível do trato respiratório inferior, por isso, é importante prevenir para evitar o pior", ressaltou.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade