Sociedade

Cunene cria condições para imunizar o gado

Elautério Silipuleni | Ondjiva

Jornalista

A governadora do Cunene orientou aos administradores municipais mais empenho na organização da campanha de vacinação de gado, prevista para o próximo mês.

21/02/2024  Última atualização 08H31
Condições criadas para a campanha de vacinação do gado © Fotografia por: Edições Novembro

Gerdina Didalelwa, que falava, em Ondjiva, na abertura da I Reunião Ordinária do Governo Provincial, afirmou que o processo só terá êxito com o envolvimento de todos na preparação e mobilização dos criadores para levarem o gado às mangas de vacinação, a fim de evitar a disseminação de doenças como peripneumonia contagiosa, carbúnculo hemático, sintomático e a dermatite nodular, que têm causado a morte de muitas cabeças de bovino na região.

Segundo a governante, é da responsabilidade do Governo promover campanhas de imunização de animais, para evitar o surgimento de doenças.

Gerdina Didalelwa acrescentou que o objectivo é imunizar o efectivo animal, prevenir a disseminação de doenças e minimizar prejuízos económicos e nutricionais.

As vacinas, sublinhou, são direccionadas, fundamentalmente, para a peripneumonia contagiosa, carbúnculo hemático, sintomático e a dermatite nodular, que têm sido a causa de morte de um número considerável da população animal no Cunene.

Durante a I Reunião Ordinária do Governo Provincial, realizada na passada sexta-feira, foram abordados vários assuntos, como a proposta do novo quadro legal e adequação do aparelho administrativo local, Orçamento Geral do Estado para 2024, proposta do Decreto Presidencial que aprova as alterações ao regime geral de delimitações e desconcentração, bem como competência e coordenação da actuação territorial da Administração Central e Local do Estado.   

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade