Sociedade

Cursos de formação de professores são alvo de uma maior fiscalização

Manuela Mateus

O Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação vai aumentar a supervisão e fiscalização dos cursos de licenciatura na área de formação de professores para a educação de infância e para o ensino primário e especial.

02/03/2024  Última atualização 10H51
Visita serviu para constatar o grau de cumprimento das regras de funcionamento das universidades © Fotografia por: Dr
A informação foi avançada, quinta-feira, à comunicação social, pelo secretário de Estado para o Ensino Superior, Eugénio Alves da Silva, quando visitava, no período da manhã, o Instituto Superior Politécnico Crescente, localizado no distrito urbano do Zango, município de Viana, província de Luanda.

O secretário de Estado para o Ensino Superior explicou que o controlo vai ser feito por via de visitas periódicas às instituições públicas e privadas com cursos de formação de professores.

Eugénio Alves da Silva que visitou, no período da tarde, o Instituto Superior Politécnico Nelson Mandela, também localizado no Zango, explicou que a sua deslocação aos dois institutos serviu para conferir a existência de condições para leccionarem cursos de formação de professores, conforme está estabelecido no regime jurídico referente à formação de educadores de infância e de professores para o ensino primário e secundário.

Na visita ao Instituto Superior Politécnico Crescente, o secretário de Estado para o Ensino Superior constatou algumas irregularidades, como a existência de mais aulas teóricas do que práticas e de laboratórios que precisam de melhorias, de acordo com os padrões exigidos.

Por esta razão, o governante recomendou à direcção daquele instituto superior para resolver, no prazo de três a seis meses, os problemas detectados durante a visita.

"O regime jurídico em vigor estabelece um conjunto de condições e requisitos que uma instituição deve reunir para leccionar cursos de licenciatura”, lembrou o secretário de Estado para o Ensino Superior.

Eugénio Alves da Silva deu ênfase à necessidade de se levar em consideração o perfil do corpo docente, que tem de ser especializado e adequado ao currículo, assim como as condições das infra-estruturas e dos equipamentos, principalmente os laboratórios. O secretário de Estado declarou que o compromisso do Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação "é com a qualidade da formação”.

A deslocação de Eugénio Alves da Silva aos institutos superiores "Crescente” e "Nelson Mandela” é resultante de um plano de visitas que o Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação traçou para o corrente ano.

De acordo com o plano, quarenta e quatro é o número de instituições de ensino superior públicas e privadas, com cursos de licenciatura relacionados com a educação de infância e social e o ensino primário e secundário, que vão receber visitas inspectivas do Ministério do Ensino Superior, Tecnologia e Inovação. Já foram feitas visitas a institutos politécnicos públicos e privados nas províncias da Lunda-Norte, Bengo e Uíge.

Por sua vez, o chefe do Departamento de Informação e Tecnologia do Instituto Politécnico Crescente, Jorge dos Santos, confirmou a existência de "algumas irregularidades” e garantiu que está a ser feito "um esforço” para o cumprimento cabal das exigências impostas por lei e pelos regulamentos do Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação.

"Recebemos as recomendações feitas pelo secretário de Estado e vamos trabalhar, com esforço e dedicação, para o seu cumprimento”, acentuou Jorge dos Santos, assegurando que, dentro de seis meses, "vamos corrigir estas lacunas”.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade