Mundo

Defendida mais cooperação no combate às alterações climáticas

O Presidente timorense, José Ramos-Horta, defendeu, quarta-feira, o reforço da cooperação internacional para o combate às alterações climáticas, salientando que países pequenos, como Timor-Leste, não podem enfrentar o desafio sozinhos.

21/03/2024  Última atualização 10H00
Presidente timorense, José Ramos-Horta © Fotografia por: DR
"As alterações climáticas são uma catástrofe global,  exigem resposta global, mas nações pequenas como Timor-Leste não podem enfrentar este desafio existencial sozinhos", afirmou José Ramos-Horta.

O chefe de Estado timorense falava numa palestra, organizada pela Presidência timorense, sobre alterações climáticas, realizada no Ministério dos Negócios Estrangeiros, em Díli, e que juntou membros do Governo, Parlamento, corpo diplomático, representantes de organizações internacionais e sociedade civil.

"Precisamos de uma cooperação internacional reforçada, da transferência de tecnologia, do desenvolvimento de capacidades e do apoio financeiro para aumentar a resiliência, impulsionar os esforços de mitigação e adaptar-nos aos impactos inevitáveis que se avizinham", salientou o Presidente timorense, citado num comunicado da Presidência divulgado à imprensa.

Na sua intervenção, José Ramos-Horta defendeu, igualmente, que Timor-Leste precisa de "tomar mais medidas" e promover as "energias renováveis", aumentar as iniciativas de reflorestação, proteger os parques nacionais e apoiar programas florestais comunitários.

O prémio Nobel da Paz defendeu, também, a necessidade de uma estratégia de combate às alterações climáticas "coordenada", envolvendo o "Governo, os parceiros de desenvolvimento, a sociedade civil, os académicos, o sector privado e as comunidades" para promover infra-estruturas e cidades resilientes em todo o país.

Apesar de Timor-Leste contribuir muito pouco com emissões globais de carbono, é um dos países mais afectados pelos efeitos das alterações climáticas, nomeadamente chuvas irregulares, estações secas mais longas e tempestades, como o ciclone tropical que atingiu o país em 2021.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo