Mundo

Defesa pede afastamento do relator do inquérito

A defesa do ex-Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, considerou que o ministro Alexandre de Moraes, do comando do inquérito que atinge ex-Chefe de Estado e os seus aliados, se declarou vítima do suposto plano golpista e, portanto, não deveria julgar factos relacionados com a investigação.

17/02/2024  Última atualização 14H45
Jair Bolsonaro, ex-Chefe de Estado do Brasil , a braços com a Justiça © Fotografia por: DR

O pedido para que Moraes seja declarado impedido foi apresentado, ontem, ao Supremo Tribunal Federal pelos advogados de Bolsonaro, como parte da estratégia para enfraquecer as acusações contra o ex-Presidente, segundo refere a CNN Brasil.

Segundo a defesa do ex-Chefe de Estado, Moraes aparece nos despachos que fundamentaram as acções de busca,  apreensão e medidas cautelares como "vítima central dos supostos casos que estariam a ser objecto da investigação”. Os advogados pedem não só que Moraes seja afastado, como também requerem que sejam declarados nulos todos os actos praticados por ele até o momento.

"É bem de se ver, no entanto, que tanto os conteúdos da representação quanto à decisão revelam, de maneira indubitável, uma narrativa que coloca o ministro relator no papel de vítima central das supostas acções que estariam a ser objecto da investigação, destacando diversos planos de acção que visavam directamente a sua pessoa”, diz o texto.  A ideia de que Moraes seria parte interessada na investigação já havia sido levantada nos bastidores por aliados de Bolsonaro desde o dia da operação. O pedido da defesa toma por base trechos dos despachos que apontam, por exemplo, o suposto plano para prender Moraes e o também ministro do Supremo Gilmar Mendes.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo