Política

Deolinda Vilarinho quer conjugação de esforços

Armando Sapalo | Lôvua

Jornalista

A governadora da Lunda-Norte, Deolinda Vilarinho, defendeu, quinta-feira, no município do Lóvua, a contínua conjugação de esforços entre os angolanos e estrangeiros residentes no país, com vista à preservação da paz e da reconciliação nacional.

05/04/2024  Última atualização 11H12
Governadora provincial da Lunda-Norte, Deolinda Satula Vilarinho © Fotografia por: DR
Ao intervir no acto provincial comemorativo aos 22 anos de paz, Vilarinho considerou tratar-se da segunda maior conquista dos angolanos, depois da Independência.

Apesar do contexto económico difícil do país neste momento, a governadora destacou os programas da construção de infra-estruturas de impacto social para a melhoria das condições de vida das populações.

Deolinda Vilarinho disse que, particularmente na Lunda-Norte, transcorridos 22 anos da paz efectiva, várias acções foram desenvolvidas, sobretudo, na aproximação dos serviços públicos às famílias, como a expansão da rede sanitária, escolar, justiça, transportes e outros.

A governadora da Lunda-Norte referiu haver necessidade de os cidadãos tirarem maior proveito da paz, para participarem activamente no processo da diversificação, crescimento e desenvolvimento da economia do país.

Em termos de infra-estruturas essenciais, Deolinda Vilarinho destacou os projectos estruturantes, voltados à construção de estradas nacionais, campus universitário, Aproveitamento Hidro-eléctrico do Luachimo, cujas obras estão em fase final e vão permitir o aumento de potência dos anteriores 8.4 para 34 megawatts (MW) de energia.

A elevação da comuna do Lóvua à categoria de município, em Maio de 2015, consta do leque de beneficiários da paz, sublinhou a governadora, além de citar a ligação à Estrada Nacional 225, construída no Lóvua, estão em curso outros projectos de impacto social, nomeadamente um complexo escolar de 12 salas de aula, acoplado a um internato, edifício autárquico administrativo, reabilitação e ampliação do Hospital Municipal local.

A governadora considerou que a reconciliação e o desenvolvimento exigem a participação de todos, para a promoção de boas práticas no seio das novas gerações, respeito pelos símbolos nacionais e fortalecimento das instituições públicas.

Deolinda Vilarinho destacou a necessidade do incentivo à tolerância, respeito ao próximo, solidariedade, patriotismo e participação nas acções comunitárias, no sentido de todos estarem engajados na preservação da paz.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política