Política

Deputada assinala progresso na representatividade

A presidente do Grupo de Mulheres Parlamentares da Assembleia Nacional, Teresa Neto, enalteceu, terça-feira, os passos que o país tem dado para o aumento da representatividade feminina nos cargos de decisão, rumo ao alcance da paridade.

04/04/2024  Última atualização 10H50
Teresa Neto, enalteceu na Assembleia Nacional e género © Fotografia por: Edições Novembro
A deputada fez esta apreciação no final de uma visita à cadeia feminina do município de Cacuso, em Malanje, enquadrada no plano de actividades anuais do Grupo de Mulheres Parlamentares, que visa, essencialmente, auscultar as preocupações das mulheres na província.

Teresa Neto disse que a Assembleia Nacional conta com 87 mulheres, uma cifra acima dos 40 por cento, o que representa um assinalável progresso em relação aos anos anteriores, tornando o país num exemplo mundial nesta matéria.

Apesar disso, entende haver ainda passos a dar no hemiciclo e noutros segmentos da sociedade para que as mulheres assumam, cada vez mais, cargos de direcção e chefia em pé de igualdade com os homens.

Por outro lado, manifestou-se preocupada com os casos de violência doméstica, abuso sexual e outros fenómenos que vêm ocorrendo contra as mulheres no país, razão pela qual as parlamentares levam a cabo campanhas de consciencialização para o combate destas práticas e a promoção de valores morais, com vista à criação de uma sociedade sã e equilibrada.

O Grupo de Mulheres Parlamentares iniciou, terça-feira, uma jornada de trabalho de dois dias à província de Malanje, que prosseguiu ontem com a realização de um workshop sobre o papel da família na preservação dos valores morais e no combate ao abuso sexual, bem como à volta do "planeamento familiar: causas e consequências da gravidez precoce”.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política