Política

Deputados aprovam criação de novos grupos de amizade e solidariedade

Yara Simão

Jornalista

Os deputados à Assembleia Nacional aprovaram, terça-feira, na primeira reunião plenária ordinária do Grupo Interparlamentar, o Projecto de Resolução que aprova a criação de novos grupos de Amizade e Solidariedade, com o objectivo de promover e reforçar as relações de cooperação interparlamentares.

28/02/2024  Última atualização 09H16
Criação de grupos visa o reforço da relação interparlamentar © Fotografia por: Arsénio Bravo| Edições Novembro
Com base nas propostas dos presidentes dos Grupos Nacionais de Acompanhamento aos Parlamentos dos Países Europeus e ACP-UE e de Acompanhamento aos Parlamentos de África, apresentadas durante a reunião plenária ordinária, vão surgir 12 novos grupos de amizade e solidariedade, quer com parlamentos europeus, quer com parlamentos africanos.

O Grupo Nacional de Acompanhamento aos Parlamentos dos Países Europeus e ACP-UE passa a ser constituído pelo Grupo de Amizade e Solidariedade com a Alemanha, França, Reino Unido, Bélgica, Espanha, Itália e Grécia.

Outro grupo de Amizade e Solidariedade integra a Áustria, Bósnia Herzegovina, Eslováquia, Hungria, Suíça, Bielorrússia, Moldávia, Polónia, República Checa, Rússia e Ucrânia.

No quadro europeu, constituiu-se, também, o Grupo de Amizade e Solidariedade com a Albânia, Bulgária, Geórgia, Macedónia, Roménia e Sérvia e ainda com a Estónia, Letónia, Lituânia, Luxemburgo e Países Baixos, e, por último, o Grupo de Amizade e Solidariedade com a Dinamarca, Islândia, Finlândia, Noruega e Suécia.

Já o Grupo Nacional de Acompanhamento aos Parlamentos de África integra, agora, os Grupos de Amizade e Solidariedade com a Côte d’Ivoire, a Tanzânia, o Ghana, o Zimbabwe e com a República da Mauritânia.

Durante a plenária, os parlamentares aprovaram, igualmente, o Relatório e o Plano de Actividades do Grupo Interparlamentar da Assembleia Nacional referente ao ano de 2022/2023 e respectivos Projectos de Resolução.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política