Política

Deputados avaliam situação da fronteira Angola/Namíbia

Elautério Silipuleni | Ondjiva

Jornalista

Os deputados da 2ª Comissão de Trabalhos da Assembleia Nacional, que trata dos assuntos de Defesa, Segurança, Ordem Interna, Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria, constataram, terça-feira, em Santa Clara, província do Cunene, o estado da fronteira entre Angola e a República da Namíbia.

14/03/2024  Última atualização 08H50
Parlamentares estão preocupados com violação da fronteira © Fotografia por: DR
Os parlamentares, que efectuam uma visita de trabalhode quatro dias ao Cunene, receberam explicações sobre o movimento na fronteira comum, onde as principais preocupações apresentadas  recai para o contrabando de combustível,  mercadorias e a violação do perímetro fronteiriço, que ocorre diariamente.

A presidente da 2ª Comissão de Trabalhos, Ruth Mendes, mostrou-se satisfeita com as condições postas à disposição dos efectivos da Polícia de Guarda Fronteira, que tem permitido manter inviolável a fronteira entre os dois países.

Ruth Mendes disse que, actualmente, os órgãos que controlam a fronteira têm no uma infra-estrutura com um sistema de radar capaz de visualizar imagens num raio de até 37 quilómetros, ao mesmo tempo monitorar e rastrear o movimento por via de um detector automático, transmitindo esses dados em tempo real.

A deputada realçou que o contrabando de combustível e de mercadorias, assim como a entrada e permanência ilegal no país requerem das autoridades uma atenção especial, porque arruínam a economia nacional. A parlamentar disse que as relações entre Angola e a Namíbia são "históricas” e que os dois governos devem assegurar que as mesmas sejam pacíficas.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política