Política

Deputados da Huíla rendem homenagem a Hage Geingob

Os deputados pelo Circulo Eleitoral da Huíla renderam, sábado, no Lubango, homenagem ao Presidente da República da Namíbia, Hage Geingob, falecido há duas semanas, em Windhoek, vítima de doença.

18/02/2024  Última atualização 08H10
Consulado da Namíbia no Lubango expõe livro de condolências em memória do Chefe de Estado © Fotografia por: DR

Em mensagem escrita no livro de condolências aberto no Consulado Honorário da Namíbia no Lubango, o coordenador dos deputados, José Miúdo Ndambuca, afirmou que Hage Geingob não é só filho da Namíbia, mas de África e do mundo.

Justificou ser um "herói” do século XX que lutou incansavelmente pela liberdade do Sudoeste Africano, que hoje é a República da Namíbia, daí que os deputados eleitos residentes na Huíla não poderiam ficar de fora de tal homenagem.

"Podemos também considerá-lo como um filho do país, pois foi a partir de Angola que eles dirigiram a luta armada para a libertação e auto-determinação e Independência da Namíbia. Os seus actos sempre tocaram o nosso pensamento e a nossa acção”, manifestou.

Já o deputado do Grupo Parlamentar da UNITA, Augusto Samuel, referiu tratar-se de uma pessoa que era verdadeiramente "um amigo de África”, um patriota, um líder e amigo do seu povo, daí prestar a devida homenagem.

"Ele deve ser lembrado como um democrata. África perde um líder que poderia contribuir e influenciar outros países que precisam chegar aos patamares da democracia namibiana, é um exemplo”, continuou.

O parlamentar destacou que a Namíbia, por ser um país próximo e ter boas relações com Angola, propícia uma conexão entre ambos, pois muitos angolanos procuram naquela República bens e serviços que não encontram a nível nacional e as viagens são abertas, sem necessidade de vistos, o que é benéfico. Por sua vez, o secretário do Consulado Honorário da Namíbia no Lubango, Artur Cativa, agradeceu o gesto de solidariedade dos deputados, visto que Angola contribuiu para a Independência da Namíbia, pelo que os laços são fortes e as instituições locais e sociedade civil não poderiam deixar de prestar essa solidariedade.

Para além dos deputados, o responsável afirmou que estão a receber pessoas singulares, com destaque para angolanos que estudaram na Namíbia, alguns namibianos residentes, numa cerimónia de condolências aberta no pretérito dia 10 e encerra a 24 do mês em curso.

O PresidenteHage Geingob faleceu aos 82 anos, num hospital de Windhoek, onde recebia tratamento médico. O Consulado Honorário da Namíbia no Lubango foi aberto em Março de 2012.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política