Política

Deputados fiscalizam obras sociais na Huíla

Domingos Calucipa | Lubango

Jornalista

No âmbito do exercício de fiscalização e controlo, uma delegação parlamentar, chefiada pelo vice-presidente da Comissão de Administração do Estado e Poder Local, Paulo de Carvalho, realiza, desde sexta-feira, visitas de constatação aos investimentos públicos na província da Huíla.

05/02/2024  Última atualização 08H28
Paulo de Carvalho encabeça o Grupo de Acompanhamento © Fotografia por: Arimateia Baptista | Edições Novembro | Huila

Trata-se dos deputados da 4ª Comissão de Administração do Estado e Poder Local (Paulo de Carvalho, Ricardina Chilombo, do MPLA; Américo Chivukuvuku e Alcino Kuvalela, da UNITA).

Paulo de Carvalho disse que o objectivo é constatar os problemas das comunidades e sentir a pulsação em relação à governação, para que, enquanto deputados, influenciarem na tomada de decisões no alcance das soluções.

O problema da seca em algumas zonas da região e as dificuldades ainda vividas nas vias de acesso intermunicipais são outros assuntos que constam da agenda dos parlamentares.

Com o intuito de obter mais dados sobre o estado do desenvolvimento social e económico da província da Huíla, a delegação parlamentar manteve um encontro com o governador Nuno Mahapi Dala.

 
Visita à penitenciária

Em cumprimento ao programa de visitas, a delegação parlamentar da 4.ª Comissão verificou as condições do estabelecimento da penitenciária da Huíla, onde puderam se inteirar das dificuldades vividas pela comunidade prisional, desde a lotação das cadeias, o excesso de prisões preventivas, a alimentação deficitária e a prevalência de doenças, como a tuberculose. Na ocasião, a directora do Estabelecimento da Penitenciária, subcomissário Maria Lueba, lamentou a exiguidade de verbas para fazer face aos vários desafios e, sobretudo, para dar continuidade aos programas de reabilitação e ocupação dos reclusos, como o campo agrícola, ainda em fase embrionária.

Durante dois dias, os parlamentares desdobrar-se-ão nos municípios do Lubango, Chibia, Chipindo e Quipungo, onde vão constatar várias empreitadas ligadas aos sectores da Educação, Saúde, Águas, Assistência Social, Electricidade, Estradas e Minas.

No município do Lubango vão ser avaliados os projectos de ampliação da Escala 200 de 13 salas de aula, no bairro Lalula, o lar de acolhimento e atendimento à criança "O Ninho 2", no bairro Chioco, o centro médico da Machiqueira, assim como o mercado da Sofrio. Na Chibia, fazem parte visitas ao Liceu 454 e a Escola General Kundi Paihama, erguidas no âmbito do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios, bem como o projecto de ampliação do sistema de abastecimento de água à vila, no quadro da Linha de Crédito de Espanha.

A visita estende-se ainda à comuna da Quihita, onde vão se inteirar das obras já concluídas da nova Administração Comunal, do centro médico e do sistema eléctrico, além da deslocação a empresas agrícolas e de extração de granitos. Já no Chipindo, vão avaliar uma escola de 12 salas, sistema de fornecimento de energia e um estádio de futebol, ao passo que, em Quipungo, a visita está direccionada à ponte do Cancovo, sistema de captação de água, escola de 12 salas e a Loja de Registos.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política