Política

Deputados visitam Centro de Ciência de Luanda

Elizandra Major

Jornalista

Os deputados da 6ª Comissão de Saúde, Educação, Ensino Superior, Ciência e Tecnologia visitaram, quarta-feira, o Centro de Ciência de Luanda, com vista a constatar a realidade do empreendimento e saber da direcção as dificuldades por que estejam a atravessar.

18/04/2024  Última atualização 10H32
Centro de Ciência de Luanda é aberto ao público dentro em breve © Fotografia por: Edições Novembro

No final da visita, o porta-voz da 6ª Comissão, Narciso Benedito, disse que a visita ao Centro de Ciência de Luanda faz parte do plano de actividades que a instituição tem vindo a realizar em diversos sectores.

Narciso Benedito destacou que as atracções apresentadas revelam, efectivamente, que o Centro vai cumprir com o seu objectivo, que é a divulgação e a popularização da ciência e do conhecimento científico. "Acabamos de fazer a visita a este centro, ficamos satisfeitos com a grandiosidade do mundo do planeta e da ciência”, realçou.

O deputado considerou, também, o empenho da equipa na concretização dos trabalhos, tendo sublinhado que com todo o trabalho feito estarão a colocar à disposição do público o mundo da ciência e das tecnologias.

"Estamos satisfeitos do que vimos e fazemos votos de que todas as maravilhas sejam colocadas à disposição do público”, disse.

Narciso Benedito disse que foram informados que dentro de dias o Centro de Ciência de Luanda estará aberto ao público. "Vamos colocar à disposição dos cidadãos mais uma obra que pode ser registada como resultado do Executivo angolano para promover o conhecimento ”, realçou. O porta-voz destacou que a obra faz parte das estruturas que têm  sido inauguradas pelo Executivo para atender às necessidades dos cidadãos.

Narciso Benedito assegurou que os profissionais da docência e jovens estudiosos que têm interesse no conhecimento científico poderão encontrar no Centro de Ciência de Luanda, um estímulo ao conhecimento na área das ciências e em outras áreas científicas. Por sua vez, o director-geral do Centro, Diogo Morais, louvou a iniciativa da visita feita pelos deputados da 6ª Comissão, tendo avançado que se pretende dinamizar as actividades educativas com o objectivo de atrair mais visitantes.

Diogo Morais disse que promover o turismo científico, através de visitas de campo a lugares naturais do país, faz  parte dos programas a serem desenvolvidos.

 
Visita às instalações

Durante a visita dos deputados, foram informados que o Centro de Luanda dispõe de uma mini-fábrica em que os visitantes tiveram contacto directo com a área de explicação onde provém o cheiro do sabão, dando exemplos de fragrância.

Tiveram, igualmente, acesso a uma área onde viram os pontos turísticos do país, com destaque para a exposição sobre a exploração de petróleo, em que foi possível ver o fluxo da produção de petróleo.

Os parlamentares visitaram também a área de exposição das reservas naturais do país, que faz referência aos animais em vias de extinção. No final da visita, os deputados puderam assistir a dois filmes, que retratam a formação dos planetas e do universo angolano, e apreciaram as várias espécies de dinossauros.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política