Sociedade

Descargas eléctricas provocam dez mortes

Descargas eléctricas provocadas pelas fortes chuvas, acompanhadas de ventos e trovoadas, que se abateram, entre domingo e terça-feira, sobre os municípios do Chongoroi, Balombo e Ganda, na província de Benguela, causaram a morte de dez cidadãos e o ferimento de três.

07/03/2024  Última atualização 10H28
Chuvas em Benguela © Fotografia por: DR
O porta-voz do Serviço de Protecção Civil e Bombeiros (SPCB) em Benguela, que apresentava, ontem, os dados provisórios dos danos provocados pelas chuvas, deu a conhecer que na aldeia de Bunjei, povoação de Malongo, comuna de Camuine, município do Chongoroi, 150 quilómetros a sul da cidade de Benguela, morreram oito membros de uma família.

Jorge David explicou que o facto ocorreu às 8h00 de segunda-feira, quando as vítimas (pais e filhos, com idades que compreendidas entre os três e os 35 anos), que se encontravam numa residência, foram atingidos por um raio, numa altura em que chovia com intensidade.

Outro facto, acrescentou, ocorreu na via pública, nas imediações da rotunda do Kota Kota, município do Balombo, às 14 horas de segunda-feira, tendo sido vítimas três cidadãos, que se dirigiam para as suas residências, quando foram surpreendidos por um raio.

Entre as vítimas, segundo Jorge David, encontra-se uma cidadã de 66 anos. Os dois feridos, acrescentou, foram transferidos para o Hospital Geral de Benguela, onde estão a ser assistidos.

Sobre o caso ocorrido na Ganda, Jorge David referiu que o incidente aconteceu às 15h00, no bairro Atuke, tendo atingido duas pessoas, membros da mesma família, uma das quais morreu e outra ficou ferida.

"O caso da Ganda ocorreu quando as vítimas se encontravam na lavra e foram surpreendidos pelo raio”, explicou.

O porta-voz do Serviço de Protecção Civil e Bombeiros em Benguela aconselha a população a evitar esconder-se debaixo de árvores quando chove ou manusear aparelhos electrónicos, como telemóveis.

As famílias, explicou, devem, de igual modo, vigiar a movimentação dos filhos menores de idade, para impedir que mergulhem em charcos de água das chuvas, o que, muitas vezes, termina em afogamentos.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade