Mundo

Descoberta uma vala comum no Estado líbio

Uma vala comum com 65 cadáveres de migrantes foi descoberta no Sudoeste da Líbia, anunciou, ontem, a Organização Internacional para as Migrações (OIM), referindo desconhecer as circunstâncias das mortes, mas acredita ter decorrido na passagem pelo deserto.

24/03/2024  Última atualização 06H50
vala comum no Estado líbio © Fotografia por: DR
A OIM, admitindo estar "profundamente chocada e alarmada" com a descoberta da vala comum, sublinhou, em comunicado divulgado pela Efe, que "esta tragédia realça a necessidade urgente de enfrentar os desafios da migração irregular, nomeadamente através de uma resposta coordenada ao contrabando e ao tráfico de pessoas".

Sem a criação de vias regulares que proporcionem oportunidades para a migração legal, continuou, tais tragédias vão se manter ao longo da rota de migrantes. A Líbia faz parte da chamada rota migratória do Mediterrâneo Central, cujos pontos de partida são, também, a Argélia e a Tunísia, com o objectivo de chegar à Europa, nomeadamente, através da Itália e de Malta.

A grande maioria, no entanto, transita pela Líbia, o que contribuiu para o desenvolvimento de redes bem estabelecidas de passadores e traficantes naquele país. De acordo com o Projecto Migrantes Desaparecidos, pelo menos 3.129 mortes e desaparecimentos foram registados em 2023 ao longo da rota do Mediterrâneo, sem incluir este último incidente.

Segundo a agência da ONU para As Migrações, as autoridades líbias estão a investigar as circunstâncias das mortes dos corpos encontrados, tendo a OIM apelado para que "garantam uma recuperação digna e a identificação e transferência dos restos mortais dos migrantes", além de "notificarem e ajudarem, adequadamente, as famílias.

A Organização Internacional para as Migrações (OIM) pediu, ainda, a todos os Governos e autoridades ao longo da rota para que "reforcem a cooperação regional", a fim de "garantir a segurança e protecção dos migrantes", independentemente do seu estatuto e em todas as fases das suas viagens. A OIM está presente na Líbia, onde presta ajuda aos mais vulneráveis e capacita os intervenientes para actividades de busca e salvamento.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo