Desporto

Desportivo da Lunda-Sul reassume liderança da prova

Jorge Neto

Jornalista

O remate certeiro à meia distância do médio ofensivo Calebi impediu, ontem, o 1º de Agosto de registar a primeira derrota no Estádio França N'dalu, na recepção ao Desportivo da Lunda-Sul, equipa sensação da presente edição do Girabola, jogo válido para a 17ª jornada.

04/04/2024  Última atualização 10H35
Militares imprimiram a crença pelo empate com um futebol a todo-o-terreno no Estádio França Ndalu © Fotografia por: AGOSTINHO NARCISO | EDIÇÕES NOVEMBRO

A ronda fica marcada também pela derrota do Sagrada Esperança na visita ao São Salvador do Congo no Estádio Álvaro Buta, na cidade de Mbanza Kongo.

A toalha preta, colocada dentro da baliza do guarda-redes Rechone, do Desportivo da Lunda-Sul, foi alvo de muita discussão entre os jogadores das duas equipas. A quatro minutos do fim do jogo, a verdade é que um apanha-bola retirou a toalha, a formação da casa marcou por intermédio de Calebi, no último ataque do jogo, no período de compensação: 90+7 minutos.

Depois de passar por um período atípico, antes da preparação para o desafio, com destaque para a greve de duas semanas, o conjunto militar encontrou sérias dificuldades por falta de rotina de treino; sofreu o golo aos 24 minutos com a assinatura de Cuca. O remate dentro da área era indefensável para Neblú.

O tento sofrido despertou os pupilos de Filipe Nzanza para o ataque e criaram 13 situações de golo, seis dos quais por Obed Mayamba, mas a finalização não estava aguçada ao ponto de causar danos aos visitantes.

Perante a avalanche ofensiva da equipa da casa, os comandados de Murílio Silva recorreram ao anti-jogo, com queima de tempo para atenuar o ímpeto dos anfitriões.

O 1º de Agosto reclamou de um penálti sobre o avançado Manu, no segundo tempo, quando ainda estava em desvantagem no marcador. O árbitro José Chitunda deixou passar o lance.

Com o empate, o Desportivo da Lunda-Sul reassumiu a liderança do Girabola, à condição, com mais um ponto em relação ao Petro de Luanda, que adiou a visita ao Santa Rita de Cássia do Uíge, devido à participação na Liga dos Clubes Campeões Africanos, além de se distanciar do Sagrada Esperança da Lunda-Norte, que perdeu na deslocação ao São Salvador do Congo por 0-2.

Baloteli e Coche, aos 4 e 68 minutos, deixaram claro as intenções da formação da província do Zaire, no Estádio Álvaro Buta.

O resultado constitui uma das surpresas da jornada, pois os diamantíferos assumiriam a liderança da competição em caso de vitória. Deste modo, baixa para a terceira posição com os mesmos 34 pontos do Petro de Luanda.

O Bravos do Maquis precisou apenas dos serviços mínimos para derrotar o Recreativo do Libolo, no Estádio Mundunduleno. O golo de Emanuel, aos 35 minutos, ditou a derrota na estreia do novo técnico da formação da Vila de Calulo, Lopes Andrade.

Malamba II e Karanga confirmaram o favoritismo do Desportivo da Huíla na recepção ao Sporting de Cabinda, com uma vitória de 2-0. Os leões do Norte não conseguiram resistir ao maior poderio ofensivo dos militares da Região Sul e cometeram dois erros fatais.

No jogo com mais golos da ronda, a Académica do Lobito não aproveitou o factor casa e empatou a dois golos com o Clube Recreativo União de Malanje. Estêvão, aos 27, e Samuel, aos 41 minutos, marcaram para os lobitangas, enquanto Osmane, aos 24, e Coração, aos 72, apontaram para os malanjinos.

A atravessar um período de recuperação está o técnico Bodunha ao serviço do Interclube, que somou a segunda vitória consecutiva, na visita ao Wiliete de Benguela, por 1-2, com uma reviravolta no marcador.

Adó Pena, aos 18 minutos, adiantou para os benguelenses, ao passo que Além, de grande penalidade, aos 24, e Pedro, aos 55 minutos, fecharam para os luandenses.

A recepção do Santa Rita de Cássia ao Petro de Luanda foi adiada, enquanto o Kabuscorp do Palanca folgou por imperativo de calendário.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto