Desporto

Desportivo mira fuga sob o olhar atento do Sagrada

Betumeleano Ferrão

O Desportivo da Lunda-Sul recebe, hoje a visita do Santa Rita de Cássia, às 15h00, nas Mangueiras, num jogo em que o líder do campeonato é forçado a acelerar para alargar, de preferência com três pontos, o avanço pontual sobre o perseguidor Sagrada Esperança, que às 16h00, nos Coqueiros, defronta o acessível União de Malanje.

06/04/2024  Última atualização 10H55
Atletas e equipa técnica estão motivados e empenhados em fazer história na competição mais importante do calendário da FAF © Fotografia por: DIÇÕES NOVEMBRO

Nos dois desafios, os favoritos estão com os olhos fixos no topo da classificação.

Ainda com dificuldades de deslizar desde que foi desafiado a voar com a liderança, o Desportivo da Lunda-Sul tem de saber ler os sinais, e perceber onde se encontra na corrente do tempo.

Há alguns jogos consecutivos em que a equipa do leste não sai do empate, com o agravante de nos dois últimos deixou-se apanhar quando estava em vantagem, 1-0,  sempre com o magro resultado.

Os católicos até podem ter decretado um rigoroso jejum para saírem imaculados das Mangueiras, mas não são ingénuos a ponto de acharem que basta cumprir com um mero ritual para travar o líder.

A época está longe de ser a ideal para quem nada contra a despromoção, mas o Santa Rita não pode temer o que ainda não aconteceu, é por isso que tem de fazer a sua parte para conseguir pontuar.

O Desportivo da Lunda-Sul está atrapalhado porque tem o comando do campeonato na mão, ainda assim tem de aprender com os erros dos outros. Quanto mais eficiente for, mais proveito tira das escorregadelas dos perseguidores, se tivesse segurado a vantagem sobre o 1º de Agosto, claramente hoje estaria mais folgado contra o Santa Rita, porque em vez de um, teria três pontos de vantagem sobre o Sagrada.

Com o terreno favorável, o Sagrada Esperança tem de fazer pela vida para evitar novo desperdício de pontos. Sem margens de erro, os diamantíferos estão proibidos até de empatar contra o primo divisionário. Agora é mais fácil falar, é verdade, mas se o resultado da jornada passada fosse favorável, realmente haveria Sagrada Esperança na liderança do campeonato.

Como tristezas não pagam dívidas, só resta aos diamantíferos brilharem o suficiente para conseguir derrotar os malanjinos, que estão bem moralizado com o empate extramuros diante da Académica do Lobito.

O mar de dificuldades está a condicionar a união, mas a equipa de Malanje provou que pode surpreender quando tem condições favoráveis, que lhe permitem manter o foco exclusivo na bola.

O Interclube de Angola está na moda, as duas vitórias consecutivas provam alguma coisa sobre o arranque dos polícias nestasegunda volta, então, o FC Bravos do Maquis que jogue a altura do seu nome, no embate das 15h30, no 22 de Junho, porque este Interclube está a fazer pela vida para provar que mudou de água para vinho.

Sem tempo para olhar para a calculadora, aos polícias só interessa somar e seguir, os maquisardes são intermitentes, assim a equipa caseira tem de ter coragem de esticar-se totalmente ao ataque para conseguir os seus intentos.

Fiel a matriz que lhes caracteriza, os maquisardes primeiro vão tentar apalpar o terreno, portanto, os policiais podem aumentar as suas hipóteses, se usar o nome da lei do futebol para prender os maquisardes.

O Sporting de Cabinda está a competir com o fogo de palha, mas é provável que o Wiliete de Benguela esteja a fazer outra leitura dos acontecimentos. Fica claro que o jogo das 15h00, no Tafe tem tudo para ser equilibrado.

Os leões ambicionam reajustar o passo com pontos para a manutenção, já os verdinhos vão buscar provar que a "culpa” era mesmo do técnico Silvestre Pelé, demitido depois do desaire na ronda anterior.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto