Política

Destacada a importância da Batalha do Cuito Cuanavale

A embaixadora de Angola na República Federal da Alemanha, Balbina da Silva, considerou, quinta-feira, a histórica Batalha do Cuito Cuanavale como um importante marco para a memória colectiva de todo o continente africano e do mundo.

29/03/2024  Última atualização 10H13
Balbina da Silva (ao centro), embaixadora de Angola na Alemanha © Fotografia por: DR
Balbina da Silva, que falava em Berlim, durante uma conferência realizada no salão nobre da Embaixada de Angola na Alemanha, dirigida a diplomatas, comunidade angolana e convidados, disse que a Batalha do Cuito Cuanavale se tornou no ponto de viragem decisivo na guerra que incentivou a assinatura dos Acordos de Nova Iorque, que deram origem à implementação da Resolução 435/78 do Conselho de Segurança da ONU. A resolução, lembrou, levou à independência da Namíbia e ao fim do regime do aparthaid na África do Sul.

Enquanto palestrante ao evento, o embaixador da Namíbia acreditado em Berlim destacou os grandes movimentos anti-apartheid que se instalaram em toda a África e no Mundo, tendo agradecido todos os intervenientes que permitiram a vitória que levou à independência do seu país e consequente libertação de toda a África Austral.

Por seu turno, a embaixadora de Cuba na Alemanha relembrou a Operação Carlota como o maior feito do internacionalismo cubano em África e o sangue vertido pelos combatentes voluntários cubanos em Angola, especialmente na histórica batalha.

No dia 23 de Março de 1988, as então Forças Armadas Populares de Libertação de Angola (FAPLA) e as Forças Armadas Revolucionárias (FAR) de Cuba enfrentaram o exército racista da África do Sul e as forças da UNITA, no Cuito Cuanavale, naquela que marcou o fim de uma batalha considerada decisiva para a libertação da África Austral.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política