Política

Destacada acções do Executivo na área social

JA Online

O embaixador de Angola no Egipto, Nelson Cosme, destacou hoje, em Cairo, que o Executivo angolano tem dado prioridade ao sector Social e, particularmente, à Saúde, com um significativo investimento em capital humano, com ingresso de novos profissionais, melhoria do acesso aos serviços de aos medicamentos e a reabilitação e ampliação de unidades sanitárias.

23/03/2024  Última atualização 12H07
Destacado acções do Executivo na área social © Fotografia por: Cedida

Numa mensagem endereçada ao corpo diplomático e à comunidade angolana residente no Egipto, alusiva ao Dia da Libertação da África Austral, que hoje se assinala, e no âmbito da Presidência da SADC pela República de Angola, o diplomata realçou que a Presidência da SADC impõe algumas responsabilidades, não só para o Executivo angolano, mas para todos os Estados membros, no combate às principais doenças.

O diplomata fez referência a tuberculose, malária e o VIH, entre outras grandes preocupações da SADC, considerando, igualmente, a necessidade de maior atenção a má nutrição, a saúde materno-infantil, bem como a violência sexual contra as raparigas e mulheres.

"Na República Árabe do Egipto, vamos continuar o trabalho desenvolvido pelo nosso antecessor da RDC, prosseguir o legado de defesa dos interesses e da agenda da SADC, inspirado pelo princípio do Pan-africanismo, do bilateralismo multilateralismo, no âmbito da implementação da Agenda 2063 da União Africana”.

Ainda no domínio social, Nelson Cosme destacou as acções do Executivo, no sentido da educação inclusiva, destinada a proporcionar um desenvolvimento integral e harmonioso dos alunos, de acordo com as características e necessidade pessoais.

No sentido da extensão da rede escolar, acrescentou, as acções do Executivo estão viradas para a construção de novas escolas em todo o país, particularmente enquadradas no Plano Integrado e Intervenção nos Municípios (PIIM), além da realização de concursos públicos externos para ingresso de novos Professores do ensino primário e secundário em todo o território nacional.

Já no âmbito das reformas em curso no sector do ensino superior, tem desenvolvido um processo de avaliação externa e acreditação de cursos nas diferentes instituições públicas e privadas, iniciativa que visa alavancar a qualidade de ensino no país.

As declarações foram divulgadas em nota de imprensa da embaixada enviada ao JA Online.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política