Sociedade

Destacada importância do Programa Espacial para a inclusão social

A importância do Programa Espacial Nacional como um dos motores que tem contribuído para a inclusão social e crescimento económico do país foi destacada, quinta-feira, pelo ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, Mário Oliveira.

24/02/2024  Última atualização 14H23
Serviços de comunicação oferecidos pelo ANGOSAT-2 © Fotografia por: DR
Ao discursar na abertura do primeiro Fórum de Governança da Internet em Angola, o ministro ressaltou os serviços de comunicação oferecidos pelo ANGOSAT-2, que têm auxiliado a democratizar o acesso à informação e ao conhecimento, "garantindo que a tecnologia seja um motor para a inclusão social e crescimento económico, e que tem contribuído para a melhoria da vida de muitos angolanos”.

"Quero destacar o ANGOSAT-2, bem como a expansão da rede de fibra óptica nacional e para países limítrofes, como sendo parte de uma iniciativa mais ampla para melhorar a estrutura das telecomunicações e a conectividade da África Austral, com vista ao cumprimento de um dos postulados do Livro Branco das TICs, no que à transformação do país numa hub regional diz respeito e em linha com os objectivos da SADC”, referiu.

Com 11 milhões de usuários de Internet, ou seja 33% da população angolana, o ministro Mário Oliveira avançou que o MINTTICS tem implementado uma série de projectos, cujo foco é a redução da exclusão digital, mediante o aproveitamento e uso das mais modernas tecnologias, a fim de reduzir a disparidade digital entre as áreas urbanas e rurais e promover a alfabetização digital.

Entretanto, frisou, "a inclusão digital é mais do que garantir acesso à Internet é, sobretudo, garantir que cada angolano tenha as habilidades necessárias para utilizar plenamente as Tecnologias de Informação e Comunicação, colocando essas habilidades ao serviço da sociedade e do desenvolvimento”.

Numa promoção do Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, através do Instituto Nacional de Fomento da Sociedade da Informação (INFOSI), o primeiro fórum de Governança da Internet em Angola teve como lema "Promover a Harmonia Digital e Responsabilidade Online”.

Odysseus é a primeira nave dos EUA na Lua desde 1972

O módulo Odysseus, da empresa Intuitive Machines, pousou esta quinta-feira, com sucesso, na superfície lunar após ter descolado há sete dias da Florida, tornando-se a primeira nave norte-americana a pousar na Lua após a missão Apollo 17, em 1972.

"Podemos confirmar sem dúvida que o nosso equipamento está na superfície da Lua e que estamos a transmitir" um sinal, sublinhou um dos responsáveis da Intuitive Machines, durante o vídeo ao vivo da empresa.

Pelas 17:24 de quinta-feira (23:24 em Lisboa), os controladores da missão confirmaram que o módulo pousou próximo da cratera Malpert A, a cerca de 300 quilómetros do Polo Sul lunar, onde permanecerá aproximadamente sete dias até 'cair a noite' nesta região e a máquina ficar inoperacional.

Esta foi também a primeira nave privada norte-americana a alcançar o satélite natural da Terra, feito alcançado por apenas cinco países.

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
Google suspende programa de criação de imagens de pessoas

A Google anunciou, quinta-feira, a suspensão da criação de imagens de pessoas no seu instrumento de Inteligência Artificial (IA) generativa Gemini, depois de "problemas recentes" com esta funcionalidade.

O conglomerado da informática tinha lançado este novo programa nos EUA, no início de Fevereiro, mas ainda não estava disponível na Europa.

Desde então surgiram críticas nas redes sociais a apontar erros sobre algumas imagens criadas, em particular relativos ao género e à diversidade em acontecimentos históricos.

Vários utilizadores realçaram que o Gemini estava a sub-representar as pessoas brancas nas imagens geradas.

"Estamos a procurar resolver os problemas recentes ligados à funcionalidade geração de imagens do Gemini. Entretanto, vamos suspender a geração de imagens de pessoas e, em breve, vamos disponibilizar uma versão melhorada", disse Jack Krawczyk, o director de produto na Google que está a dirigir o projeto Gemini, à AFP.

Desde o fim de 2022 e com o sucesso do ChatGPT, a IA generativa, capaz de produzir toda a espécie de conteúdos (texto, som, imagem ou vídeo) a simples pedido formulado em linguagem corrente, suscitou uma mobilização massiva e todos os grandes operadores do sector Tecnológico se envolveram no desenvolvimento de instrumentos para as organizações e os particulares.

Cada vez mais desenvolvida, esta tecnologia também suscitou desenvolvimentos análogos no sistema de alertas.

Na semana passada, 20 das empresas mais avançadas neste domínio, entre as quais Meta, Microsoft, Google e OpenAI, anunciaram o compromisso com o desenvolvimento de novas técnicas para identificar conteúdos com mentiras ou enviesamentos produzidos com recurso à IA.

COM IA
Especialista britânico alerta para facilidade de falsificar sons

O antigo director executivo do Centro Nacional de Cibersegurança britânico, Ciaran Martin, alertou, quinta-feira, que é mais fácil falsificar um som do que um vídeo com Inteligência Artificial e que a comunicação social deve estar muito atenta. "Não devia fazer publicidade a isto, mas é fácil descarregar programas que nos permitem colocar a voz de alguém e fazer um bom 'deepfake'", afirmou, durante uma palestra na Regent's University em Londres.

Já os vídeos, explicou, "é muito mais difícil (os falsos) porque não têm grande qualidade", pelo que é mais fácil a jornalistas os identificarem através de "bom senso".

Na opinião do especialista, a comunicação social tem de ser responsável e atenta na forma como trata este tipo de informação.

Recentemente, no Reino Unido, o líder do Partido Trabalhista, Keir Starmer, e o presidente da Câmara Municipal de Londres, foram vítimas de áudios falsificados por Inteligência Artificial (IA).

No segundo caso, foi o próprio secretário de Estado da Administração Interna, Tom Tugendhat, que alertou para a situação e pediu nas redes sociais para que as pessoas e a comunicação social não os difundissem.

"Pessoas hostis vão tentar interferir nas nossas eleições, mas não significa que sejamos impotentes", afirmou Martin, garantindo que se pode continuar a confiar nas organizações de comunicação social responsáveis.

GALÁXIA
Telescópio James Webb detecta traços de estrela de neutrões

O telescópio espacial James Webb detectou traços de uma estrela de neutrões no centro de uma nebulosa em redor de uma supernova, fenómeno que os astrónomos só tinham conseguido prever em modelos, divulgou quinta-feira a revista científica Science.

A supernova em causa é a SN 1987A, umas das mais estudadas e observada pela primeira vez em 1987 na Grande Nuvem de Magalhães, uma galáxia anã que orbita uma outra galáxia, maior, a Via Láctea, onde se situa o Sistema Solar, que agrega a Terra.

Uma supernova é a explosão de uma estrela moribunda com uma massa oito a dez vezes maior do que a do Sol.

Graças ao telescópio James Webb, em órbita desde 2022, os astrónomos conseguiram observar na nebulosa da SN 1987A linhas espetrais que atribuem a uma estrela de neutrões quente ou a uma nebulosa em redor da estrela de neutrões, de acordo com um comunicado da Universidade de Estocolmo, na Suécia, que participou na investigação.

Até às observações feitas com o James Webb, o maior e mais potente telescópio no espaço, os astrónomos apenas supunham a existência de uma estrela de neutrões (corpo denso) como remanescente da supernova SN 1987A através de modelos e de simulações feitas em 1992.

CHIPS
Intel e Microsoft celebram parceria avaliada em 15 mil milhões de dólares

A Intel anunciou, no evento Intel Foundry, uma parceria com a Microsoft que, de acordo com a empresa, está avaliada em 15 mil milhões de dólares.

A parceria levará a Intel a produzir ‘chips’ personalizados para a Microsoft mas, de momento, não é ainda claro qual será o propósito para estes ‘chips’ e porque são tão importantes para a tecnológica de Redmond (sede da Microsoft,nos EUA).

"Estamos a meio de uma mudança de plataforma muito entusiasmante que vai transformar a produtividade de cada organização individual e de toda a indústria”, afirmou o CEO da Microsoft, Satya Nadella.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade