Sociedade

Destacado impacto do Angola Digital Fórum

Yara Manuel e Celeste Melo

Jornalistas

O secretário de Estado para as Telecomunicações e Tecnologias de Informação considerou, terça-feira, em Luanda, na 3ª edição do Angola Digital Fórum, essencial criar estratégias intersectoriais para incluir o país nos sistemas e redes internacionais e regionais de telecomunicações.

17/04/2024  Última atualização 10H02
Estratégias intersectorial © Fotografia por: DR
Pascoal Fernandes disse que é importante criar mais investimentos e infra-estruturas para dar continuidade aos investimentos feitos em termos de infra-estruturas de telecomunicações, de forma a melhorar a qualidade de acesso aos serviços digitais.

Para o secretário de Estado, é  importante reconhecer a relevância da transformação digital na promoção do desenvolvimento social e da prosperidade económica. A prioridade do Executivo, ressaltou, é estabelecer uma infra-estrutura de telecomunicação resiliente, capaz de garantir o acesso universal aos serviços de banda larga para toda a população.

"O Executivo mantém o compromisso de consolidar a liberalização do mercado de banda larga, promovendo a concorrência e o fomento da partilha de infra-estruturas de comunicações electrónicas, para maximizar a eficiência da implementação de redes”, realçou.

Actualmente, referiu, o Executivo tem realizado diversos projectos focados na transformação digital, com realce para o Conecta Angola, cujo objectivo é levar, gratuitamente, o acesso à Internet às áreas remotas através do Angosat-2, o projecto Ngola Digital, criado para formação  e informática nas escolas e comunidades, e o projecto Angola Online, projectado para criar pontos de acessos públicos gratuitos de Internet.

A secretária de Estado para Acção Climática e Desenvolvimento Sustentável, do Ministério do Ambiente, Paula Francisco, que também participou no encontro, disse que Angola está num caminho promissor para fortalecer ainda mais as políticas e leis ambientais, respondendo a desafios emergentes das melhores práticas globais.

A terceira edição do Angola Digital Fórum juntou ontem, em Luanda, especialistas de  vários sectores para discutir a transformação digital e a sustentabilidade, como forma de promover, impulsionar e analisar o seu impacto no ambiente.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade