Cultura

Destacado valor educativo dos museus nacionais como fontes de pesquisa

Dumilde Manuel

O director do Museu Nacional de História Natural, Ilunga André, realçou, em Luanda, a importância dos museus como fonte de transmissão de conhecimento e pesquisas na conservação da memória colectiva e promoção da cultura nacional.

19/05/2024  Última atualização 09H55
Instituições museológicas no país continuam a ter um papel fundamental na preservação da História e da cultura dos povos © Fotografia por: DR

Ilunga André, que falava em comemoração ao Dia Internacional dos Museus, assinalado, ontem, sob o lema "Museus, Educação e Pesquisa", disse que os museus desempenham uma função crucial na sociedade, não apenas para preservar o património cultural, mas também como uma extensão do programa curricular das escolas.

Esses espaços, sustentou, oferecem aos estudantes uma oportunidade única de interagir com as colecções de forma prática, ao complementar o ensino teórico. "Os museus são estações das instituições, por isso o lema deste ano também diz respeito à educação", afirmou Ilunga André.

O responsável recordou a importância dos museus como ferramentas de conhecimento acessível a todos os níveis educacionais, desde o ensino primário até o universitário, com funções educativas. "Os museus desempenham um papel crucial na preservação e conservação da fauna e da flora, ao proteger espécies em perigo de extinção e contribuir para a pesquisa científica.”

Quanto às políticas de renovação dos museus, o director do Museu Nacional de História Natural,  revelou que o Ministério da Cultura está a revitalizar os espaços, não apenas para os melhorar, mas também para os actualizar com exposições permanentes e promover actividades interactivas para atrair visitantes.

A necessidade de formação de quadros dos museus para promover o papel educativo e científico dos museus, foi defendida pela  chefe de Departamento dos Museus de Angola. Tumba Rosário ressaltou a importância dos museus como espaços de educação e pesquisa e a necessidade de investimento na formação de profissionais qualificados para actuar nesses ambientes. "O museu deve continuar a tornar-se um lugar de educação e investigação para os estudantes. É fundamental que o museu seja visto mais do que um local de lazer.

O Dia Internacional dos Museus, celebrado anualmente a 18 de Maio, foi organizado pela primeira vez em 1977 pelo Conselho Internacional de Museus(ICOM), com o objectivo de sensibilizar a sociedade civil para a importância dos museus enquanto meio fundamental de intercâmbio e enriquecimento de culturas, desenvolvimento da compreensão mútua, cooperação e paz entre os povos.

Desde então, em todo o mundo, multiplicam-se os museus que participam nestas comemorações, através da realização de actividades dirigidas aos mais diferentes tipos de público.

Para este ano, foi escolhido o tema "Museus, Educação e Pesquisa”, que pretende alertar a sociedade para o papel fundamental da educação no combate a alguns dos desafios mais prementes da actualidade, como a desigualdade social e a iliteracia patrimonial.

 

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura