Política

Destacados projectos para o ensino no país

António Gaspar |

Jornalista

A ministra do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, Maria do Rosário Bragança, destacou, segunda-feira, em Luanda, os projectos de Revitalização do Ensino Técnico e da Formação Profissional (RETFOP) e o de Apoio ao Ensino Superior UNI.AO para a Formação de Quadros “altamente” qualificados da União Europeia (UE), no domínio da Educação em Angola.

20/02/2024  Última atualização 08H56
Maria do Rosário Bragança explicou as vantagens da parceria © Fotografia por: Rafael Tati | Edições Novembro

Maria do Rosário Bragança, que falava durante a visita de deputados do Parlamento Europeu à Faculdade de Engenharia da Universidade Agostinho Neto, no âmbito da 64ª Sessão da Assembleia Parlamentar da Organização dos Estados de África, Caraíbas e Pacífico (OEACP), que decorre na sede do Parlamento angolano de 19 a 21 deste mês, regozijou-se com o facto de a UE ter confiado na capacidade de Angola realizar os projectos concebidos para que fossem executados com rigor.

Em relação aos projectos, a governante referiu que os resultados impactam na vida dos destinatários e, consequentemente, no desenvolvimento de Angola. "Uma das grandes vantagens destes projectos, no que diz respeito ao Ensino Superior, é que veio de uma iniciativa dos alunos”.

Por sua vez, o vice-presidente do Parlamento Europeu, Marc Angel, disse estar satisfeito com o cumprimento dos projectos da RETFOP e UNI.AO, na Universidade Agostinho Neto, reiterando que a UE estará sempre aberta à cooperação na Educação.

Numa breve declaração, Marc Angel sublinhou, igualmente, a importância da parceria entre a OEACP e a UE, explicando que fortalece, cada vez mais, a cooperação parlamentar com os países africanos.

 
Educação e Formação Profissional

A embaixadora da União Europeia em Angola, Rosário Bento Pais, aplaudiu os projectos RETFOP e UNI.AO em prol da formação técnica e profissional do Ensino Superior no país. Explicou que a Educação e a Formação Profissional, ao longo da vida, contribuem para o desenvolvimento humano na diversificação económica e na criação de emprego.

"Esta é uma área onde a UE tem apostado no presente e apostará no futuro. Para além destes projectos, no quadro da estratégia, a organização tem um projecto de formação e modernização no sector Agrícola, com uma componente forte”, disse, acreditando ser "uma área primordial pela contribuição que a Educação tem como vector reconhecido de estabilidade e de reconhecimento”.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política