Sociedade

Destruída lavra com mais de 900 plantas de liamba

Valter Gomes| Uíge

Uma lavra com 961 plantas de canabis sativa, vulgo liamba, foi destruída pelos efectivos do Serviço de Investigação Criminal (SIC), no município do Bembe, província do Uíge.

04/03/2024  Última atualização 09H22
Lavra de cultivo de liamba foi desativada pelo SIC © Fotografia por: Edições Novembro

O porta-voz do SIC no Uíge, subinspector Zacarias Fernando, disse que a lavra pertence a um cidadão nacional, de 49 anos, residente na aldeia Quimpembe, que já se encontra detido.

O oficial avançou que o cidadão cultivava a droga em grande escala para fins comerciais, sendo que para não ser descoberto encobria as plantas com outros produtos cultivados, para tentar enganar as autoridades.

Zacarias Fernando afirmou que numa outra operação, o SIC desmantelou um grupo composto por seis elementos, com idades compreendidas entre 37 e 50 anos, que se dedicavam ao tráfico ilícito de minerais estratégicos do tipo ouro, bem como na prática de outros crimes contra o meio ambiente.

Os acusados, disse, foram apanhados em flagrante delito no bairro Papelão, periferia da cidade do Uíge, onde comercializavam o ouro em hasta pública. Na operação, foram apreendidos 500 gramas de ouro, que se encontravam em posse dos acusados. O porta-voz do SIC fez saber que os implicados vão ser presentes ao Ministério Público para os procedimentos legais subsequentes.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade