Sociedade

Destruídas três torres de média tensão

Alberto Quiluta

Jornalista

Três torres de média tensão foram vandalizadas, sexta-feira, na província do Cuanza-Sul, por indivíduos não identificados, tendo provocado a interrupção do fornecimento de energia eléctrica.

17/02/2024  Última atualização 12H25
ENDE preocupada com a destruição constante de postes © Fotografia por: DR
Segundo o director da Empresa Nacional de Distribuição de Electricidade (ENDE), Domingos Bambi, as torres vandalizadas pertencem à linha de 30 KVA, de Porto Amboim-Longa, numa extensão de mais de 45 quilómetros.

A vandalização, acrescentou, deixou inoperantes cerca de sete Postos de Transformação (PT).

"É a segunda vez que este troço é vandalizado, em menos de 15 dias, isto é preocupante, estamos a investir para garantir o fornecimento de energia e bem-estar às famílias, mas os malfeitores continuam a sabotar o esforço da empresa”, lamentou.

Domingos Bambi explicou que os danos causados pela vandalização das torres de média tensão estão avaliados em mais de 20 milhões de kwanzas.

Segundo o director nacional da ENDE, os actores da acção removeram as cantoneiras das torres, deixando-as propensas à queda, em caso de chuvas e ventos fortes.

O responsável lembrou que está em curso um trabalho de verificação da linha, para se aferir se há mais torres vandalizadas, bem como o levantamento dos danos causados, enquanto os órgãos de Defesa e Segurança trabalham para a localização e detenção dos infractores.

Os constantes actos de vandalização de infra-estruturas eléctricas continuam a preocupar a Empresa Nacional de Distribuição de Electricidade, concluiu a fonte.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade