Regiões

Destruídos engenhos explosivos na comuna de Nehone

Adelaide Mualimusi | Ondjiva

Jornalista

Uma equipa do departamento provincial do Centro Nacional de Desminagem no Cunene destruiu, na quarta-feira, engenhos explosivos de vários calibres, na comuna de Nehone, no município do Cuanhama, a leste de Ondjiva.

28/02/2024  Última atualização 16H54
© Fotografia por: Adelaide Mualimusi/Ondjiva
Entre os meios destruídos destacam-se os projécteis de morteiro 82 mm e  as minas TM -46 antitanques removidas nas lavras de familiares das localidades de Onamayaka.   

De acordo com o chefe da equipa técnica de Educação sobre o Risco de Minas do Departamento Provincial de desminagem, no Cunene, Miguel Siveinge, os engenhos não detonados foram descobertos pelos proprietários das lavras que depois comunicaram o órgão para removê-los. 

O responsável explicou, ainda, que o local presumivelmente seria uma unidade militar em tempo de guerra e disse que encontrar este tipo de engenhos explosivos não detonados é frequente nos campos agrícolas, principalmente no período da lavoura, daí que há necessidade de se continuar a desenvolver o trabalho de sensibilização sobre o risco das minas nas comunidades.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Regiões