Cultura

Dezassete grupos e nove blocos de animação vão dançar o Carnaval no Largo da Ingamba

Alfredo Ferreira | Caxito

Jornalista

Dezassete grupos e nove blocos de animação estão prontos para dançar o Carnaval na edição de 2024, na próxima terça-feira, no Largo da Ingamba, cidade de Caxito, província do Bengo, confirmou, segunda-feira, ao Jornal de Angola, o director do Gabinete Provincial da Cultura, Turismo e Desportos.

06/02/2024  Última atualização 10H35
Yuri Silva, director provincial da Cultura © Fotografia por: Maria João | Edições Novembro

Yuri Silva referiu que dos 17 grupos, 12 são da classe adulta e cinco infantis, que vão fazer a festa, que este ano decorre sob o lema "Adversidade Cultural como Factor de Identidade e Atracção Turística”.

 "Os grupos estão neste momento a aprimorar as danças, canções, alegorias e indumentárias”, disse.

Yuri Silva disse que dos 12 grupos carnavalescos de adulto, cinco são provenientes dos municípios dos Dembos, Ambriz, Pango Aluquem, Bula Atumba e Nabuangongo e apenas sete são do Dande.

A novidade para este ano é que vão ser premiados os cinco primeiros grupos, tanto da classe infantil, como da adulta, sem revelar o valor a atribuir aos blocos de animação.

O responsável garantiu que há mais de dez dias foram disponibilizados os apoios necessários para que os grupos se possam preparar.

O Largo da Ingamba, que desde há muito tempo tem acolhido as edições do Carnaval a nível provincial, está a receber obras de terraplanagem, no sentido de mais uma vez ser o palco da exibição do Entrudo.

Além de trabalho de terraplanagem, no largo e toda a parte envolvente, estão, também, a ser colocados postos de iluminação e outras condições para que no dia 13 deste mês nada falte.

O governo provincial tem o projecto de colocar um tapete asfáltico no largo, bancadas e outros atractivos para melhorar as condições do local.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura