Cultura

Diferentes métodos de gestão económica repercutidos em livro

João Pedro

Os novos métodos de gestão económica, no âmbito do mercado nacional, estão repercutidos no livro intitulado ‘Meso, Mor e Maxieconomia', para mostrar as possíveis soluções aos problemas socioeconómicos de Angola, numa autoria do académico Francisco Manuel (Lumbo).

25/03/2024  Última atualização 09H30
© Fotografia por: João Pedro / Edições Novembro

A obra, lançada na passada sexta feira, em Luanda, apresenta novos conceitos que se encaixam à economia no que diz respeito à gestão da coisa pública, servindo de complemento da macro e microeconomia, conta o autor.

A propósito do lançamento do livro investigativo, Francisco Manuel afirmou que anterirmente apenas se falava da macro e microeconomia, sem ter em conta a ‘Moreconomia', que é um novo ramo da ciência que trata de aspectos de maior relevância económica, estando acima da macroeconomia. Francisco Manuel frisou que a Maxieconomia como um ramo novo que trata de aspectos mais amplos a nível da economia mundial e se posiciona acima de todos outros ramos. De forma concreta, avançou que a maxieconomia é a fase de negociações entre organizações e os Estados.

Ao fazer apresentação do livro de Meso, Mor e Maxieconomia, com 160 páginas, o docente Rui Malaquias, reconheceu que o autor da obra traz de facto uma teoria inovadora, que serve de um ensaio para abordagem económica. E acrescentou que os novos conceitos económicos espelhados na obra adicionam matérias de forma mais específicas de todo sistema económico.

Perfil: Lumbo é o pseudônimo de Francisco António Manuel, angolano, nascido em 1953, no município da Quissama, Luanda. Licenciou-se em economia, pela Universidade Agostinho Neto (Angola). Concluiu o ensino o ensino primário na Companhia Angolana de Agricultura (CADA), Amboim, Kwanza Sul. Fez os estudos secundários nos liceus das cidades da Gabela, Sumbe, ex Novo Redondo, no Kwanza Sul e Uíge, ex Marechal Carmona. Foi funcionário público da Direcção Nacional de Administração e Finanças, do Ministério da Agricultura e Director do Cofre de Previdência dos funcionários públicos de Angola. Consultor do gabinete do primeiro provedor de justiça de Angola, reconduzido ao cargo pelo segundo provedor de justiça. Foi partícipe em algumas conferências nacionais e internacionais sobre direitos económicos, humanos e políticos. Seu primeiro trabalho de investigação científica intitulado "Os Multi-Sistemas Socioeconómicos", foi publicado em 2006.

Francisco António Manuel (Lumbo), foi homenageado em 19 de Abril de 2021, no Hotel EPIC Sana, em Luanda, perante individualidades nacionais e internacionais, com o primeiro prémio honorífico da Provedoria de Justiça, denominado "Diploma de Valioso Contributo na Defesa dos Direitos, Liberdades e Garantias dos Cidadãos" - a mais alta distinção pública dessa Instituição. Veio a reformar-se em Janeiro de 2021.

O seu tempo de lazer que sempre aproveitou é agora nutrido com a reforma e vai ajudá-lo a prosseguir com a investigação científica, sempre na perspectiva de contribuir para o bem da economia, do cidadão, do progresso social e do desenvolvimento.

 

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura