Política

Diplomatas abordam conflito Israel-Hamas

O conflito entre Israel e o Hamas dominou a agenda da audiência que o ministro das Relações Exteriores, Téte António, concedeu, quinta-feira, em Luanda, ao encarregado de Negócios de Israel em Angola, Roey Dilad.

02/02/2024  Última atualização 08H35
Encarregado de Negócios de Israel recebido por Téte António © Fotografia por: DR
Durante o encontro, Téte António reiterou a posição do Governo angolano em relação ao conflito, realçando a necessidade da aplicação das resoluções da ONU, de modo a encontrar uma solução duradoura, baseada na coexistência pacífica dos dois Estados: o de Israel e o da Palestina.

O chefe da diplomacia angolana evocou, igualmente, os princípios "sacro-santos” do direito à autodeterminação e inviolabilidade da integridade territorial, assim como o da não-indiferença perante as inúmeras vítimas do conflito.

Já Roey Dilad deu a conhecer ao ministro das Relações Exteriores a posição do Governo israelita sobre o conflito, além de detalhar a situação das vítimas dos confrontos em curso.

Outra audiência

Numa outra audiência, Teté António recebeu a embaixadora de França em Angola, Sophie Aubert, com quem analisou o estado das relações de cooperação entre os dois países, a necessidade do incremento de trocas de visitas ao mais alto nível, assim como questões regionais.

As duas entidades dedicaram uma atenção especial à realização de uma comissão mista entre os países, para um melhor acompanhamento dos instrumentos jurídicos já rubricados entre os dois Estados.

As partes centraram as análises nas questões de paz e segurança na República Democrática do Congo (RDC) e no Gabão.

Angola e França estabeleceram relações diplomáticas a 17 de Fevereiro de 1976.  Os dois países possuem laços de cooperação em diversas áreas, sendo mais significativa nos sectores da Agricultura, Agro-Pecuária, Transformação dos Produtos do Campo, Pescas, Turismo, Energia, Educação e Ensino Superior.

A cooperação entre os dois países conheceu novos desenvolvimentos depois da visita oficial do Presidente João Lourenço a Paris, a 28 de Maio de 2018.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política