Política

Diplomatas aprendem sobre protecção de desastres naturais

Diplomatas e funcionários da Embaixada de Angola na Turquia foram submetidos, sábado, a noções básicas de mitigação de riscos em cenários de sismos e outros desastres naturais, durante uma visita efectuada ao Centro de Treinamento para Desastres e Emergências (AFAD), em Ancara.

12/02/2024  Última atualização 09H49
Embaixador José Patrício liderou a comitiva de diplomatas © Fotografia por: DR

 De acordo com uma nota enviada ao Jornal de Angola, a delegação da missão angolana na Turquia, encabeçada pelo embaixador José Patrício, participou de uma simulação de terramoto de intensidade 7,2 graus na Escala Richter, com duração de 7 segundos.

 A Turquia está situada sobre três placas tectónicas que têm originado terramotos recorrentes. O último terramoto, há precisamente um ano, de magnitude 7,8 graus na Escala Richter é o maior registado na história da Turquia, fazendo mais de 62 mil mortos e um milhão e 500 mil desalojados. Os sismos, que devastaram o Sudeste daquele país, afectaram 10 cidades, deixando mais de 41 mil prédios destruídos.

No final da sessão de treinamento, o embaixador José Patrício agradeceu à Direcção Nacional de Gestão de Desastres e Emergências da Turquia pela iniciativa, que considerou "muito importante”, tendo destacado o facto de os ensinamentos terem elucidado a delegação de diplomatas sobre como proceder em cenários de abalos sísmicos e desastres naturais.

 Os participantes foram agraciados com uma mochila de primeiros socorros, indispensável nos casos de evacuação e sobrevivência em situações de ocorrência de terramotos.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política