Política

Diplomatas destacam relações entre Angola e Estados Unidos

No quadro da cooperação bilateral, o embaixador de Angola na Etiópia, Miguel Bembe, e o encarregado de Negócios dos Estados Unidos da América (EUA) junto da União Africana, Cleverley Mikael, destacaram, sexta-feira, os progressos registados nas relações bilaterais, sobretudo nos sectores da Economia e da Segurança.

03/02/2024  Última atualização 10H07
Encontro em Addis Abeba, Miguel Bembe, e Cleverley Mikael © Fotografia por: DR
Durante o encontro, os dois diplomatas abordaram, na capital etíope,Addis Abeba, outros assuntos de interesse comum, no âmbito da 37ª Sessão Ordinária da Conferência dos Chefes de Estado e de Governo da UA, a realizar-se a 17 e 18 deste mês.

Miguel Bembe e Cleverley Mikael enfatizaram que relações bilaterais atingiram um momento alto, consubstanciado no encontro entre os Presidentes João Lourenço e Joe Biden, em Novembro de 2023, na Casa Branca, e na visita que o secretário de Estado Antony Blinken efectuou a Angola em Janeiro.

Os dois diplomatas destacaram, também, o papel de João Lourenço, enquanto Campeão da União Africana para a Paz e Reconciliação em África, presidente da Conferência Internacional sobre a Região dos Grandes Lagos e mediador da crise  entre a República Democrática do Congo (RDC) e o Rwanda.

Cleverley Mikael reiterou o apoio dos EUA aos Processos de Luanda e de Nairobi (Quénia), incluindo o Plano Conjunto para a Resolução da Crise de Segurança na Região Leste da RDC e a normalização das relações político-diplomáticas e de cooperação entre a República Democrática do Congo e o Rwanda.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política