Sociedade

Dispensário atende 250 doentes por dia

António Cristóvão

Jornalista

O Dispensário Anti-Tuberculose e Lepra de Luanda atende, diariamente, uma média de 250 a 270 pacientes, disse, domingo, a directora-geral da instituição, por ocasião do Dia Mundial de Combate à Tuberculose, assinalado no mesmo dia.

25/03/2024  Última atualização 08H40
Directora-geral da instituição, Janeth Adão © Fotografia por: Arsénio Bravo | Edições Novembro

Janeth Adão esclareceu que o Dispensário de Anti-Tuberculose e Lepra de Luanda atende, também, para tratamento médico e medicamentoso, os doentes com malária, problemas de respiração aguda, pessoas com descompensação diarreicas e doenças infecciosas gastrointestinais. A médica de família adiantou que em 2022, a instituição notificou um total de 15.787 casos de tuberculose. Em 2023, informou, a unidade sanitária registou um total de 16.392 casos.  No passado mês de Janeiro, a instituição diagnosticou 1.454 casos, enquanto em Fevereiro foram notificados 2.156 casos de pacientes com tuberculose.

Os dados de pessoas com tuberculose na capital do país, realçou, são alarmantes, porque estão incluídos alguns seropositivos. "É realmente preocupante o número de pacientes com tuberculose em Luanda”, disse.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade