Economia

Economista diz esperar excedente orçamental

Angola pode ter registado um excedente orçamental de 3,4 mil milhões de dólares nos primeiros quatro meses do ano em curso, em resultado da combinação de um aumento da produção e de um preço do petróleo superior ao previsto no Orçamento Geral do Estado (OGE).

03/05/2024  Última atualização 11H45
Daniel Sapateiro diz que há receitas disponíveis a mais © Fotografia por: RAFAEL TATI | Edições Novembro

Estas estimativas foram, ontem, apresentadas pelo economista Daniel Sapateiro à TV Zimbo, um canal televisivo de Luanda, num programa em que notou que, além da produção petrolífera estar a ocorrer em volumes de cerca de 50 mil barris por dia (bpd) superiores a projecções do Governo, os preços são mais altos em pelo menos 27 por cento.

O Governo, prosseguiu, estabeleceu como referência orçamental uma produção de 1,06 milhões de bpd, quando os números da Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis apontam para médias mensais de 1,1 milhões de bpd, ao mesmo tempo que, contra um preço médio de 65 dólares por barril, os preços das ramas angolanas operam numa média de 83,504 dólares por barril no cômputo de 2024.

Daniel Sapateiro notou que os preços aumentaram a um ritmo consecutivo de Janeiro a Abril, quando dispararam para 90 dólares por barril. "Nesse sentido, este resultado vai gerar um excedente orçamental”, concluiu.

O economista considerou que o excedente dá ao Governo maior folga para lidar com questões como destinar os fundos para os programas públicos como o de Combate à Fome e à Pobreza, acelerar o pagamento da dívida pública e a capitalização de fundos públcos  e outros que trazem benefícios para a sociedade.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia