Sociedade

Ecopontos melhoram a recolha de resíduos

Arão Martins / Benguela

Jornalista

A recolha selectiva e a reciclagem de resíduos sólidos nos municípios de Benguela e Lobito ganhou, quarta-feira, uma nova dinâmica, com a instalação de quatro ecopontos, numa iniciativa da Coca-Cola e da Refriango, em parceria com o Governo Provincial de Benguela.

02/02/2024  Última atualização 11H30
Organização aposta mais na educação ambiental das crianças © Fotografia por: Arão Martins | Edições Novembro | Benguela
Na cidade de Benguela, os ecopontos foram instalados no Mercado Municipal da Cidade, como forma de garantir que a comunidade tenha fácil acesso ao local, enquanto no Lobito os ecopontos foram estrategicamente instalados nas áreas de maior movimento, como as avenidas Salvador Correia e da Independência, o largo Luís de Camões e a Restinga.

O projecto, que tem a parceria da ONG Guardiões da Costa Mwangolé, inclui a colocação, em locais estratégicos, de contentores diferenciados para resíduos (plástico, metal e papelão).

A meta, de acordo com os organizadores, é consciencializar, também, a população sobre a importância da reciclagem a nível ambiental, económico e social. A Coca-Cola, uma das empresas mentoras da iniciativa, pretende, com este compromisso, recolher e reciclar, até 2030, todas as garrafas ou latas vendidas pela multinacional.

A directora de Marketing da Coca-Cola em Angola, Paula Lima, disse que o objectivo da empresa é ajudar a resolver a crise global de resíduos plásticos. "Estamos a usar a escala e alcance da empresa em diversos mercados para ajudar a atingir os objectivos de sustentabilidade, assim como a suprimir a poluição por resíduos e reduzir os níveis de dióxido de carbono”.

O objectivo, esclareceu, é explicar às comunidades a importância da reciclagem a nível ambiental, económico e social, através de uma extensa campanha de comunicação, capaz de incentivar a população a envolver-se em práticas responsáveis de protecção do ambiente.

Para a administradora de Marketing da Refriango, Tânia Jardim, é preciso trabalhar mais para que o país atinja um nível superior em matéria de desenvolvimento sustentável. "A meta é melhorar o meio ambiente e assim dar mais qualidade de vida às populações”.

Projecto essencial para o ambiente

Júlio Gaiano | Lobito

O administrador municipal do Lobito, Evaristo Calopa Mário, que inaugurou, ontem, o primeiro sistema de ecoponto para depósito de resíduos selectivos, considerou o projecto essencial para melhor protecção do ambiente.

"A iniciativa vai entrar em funcionamento no município este mês. Numa primeira fase vai ser feita a sensibilização da comunidade, já que os resíduos sólidos são um grande desafio para qualquer governação”, disse.

Muitos dos produtos reciclados, explicou, podem ser reutilizados, numa acção que vai dar mais oportunidades de renda familiar aos catadores que se dedicam a esta actividade. A partir deste mês, anunciou, serão introduzidas, no casco urbano, motorizadas para recolha de resíduos sólidos  em cada residência.

O Lobito, de acordo com o presidente e co-fundador da ONG Guardiões da Costa Mwangolê, vai ter dois ecopontos. Mauro Ferreira esclareceu que cada ecoponto tem capacidade para receber  até 300 quilos de lixo por dia. "É preciso educar a população para que o lixo seja depositado nos locais adequados”, realçou.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade