Sociedade

Em sete dias: Registados vários casos de violência doméstica

Yara Manuel |

Jornalista

O Instituto Nacional da Criança (INAC) notificou, nos últimos sete dias, mais de 50 casos de violência, entre os quais 11 de abusos sexuais contra menores, com maior incidência nas províncias de Benguela, Bié, Cuanza-Sul, Cunene, Luanda e Lunda-Norte.

20/02/2024  Última atualização 09H05
Crianças violentadas recebem apoio psicológico © Fotografia por: DR

Os dados foram tornados públicos, ontem, em Luanda, pela porta-voz do INAC, Rosalina Domingos, acrescentando que, durante o período em referência, foi possível, através de denúncias, deter, no município do Cazenga, um cidadão adulto que, durante três anos, abusava sexualmente uma menor, sua prima, que está a receber tratamento psicológico.

O INAC, registou também, o caso de uma criança que era agredida fisicamente e recebia ameaças de morte feitas pela mãe e pelo padrasto, sem razões plausíveis.

Em Benguela, adiantou, dois menores, de três e sete anos, foram acusados de feitiçaria por uma tia, que, frequentemente, os agredia.

Segundo a porta-voz do INAC, na província do Cunene, duas menores de 11 e 15 anos de idade, foram violadas por dois adultos, de 28 e 31 anos, sendo uma delas sobrinha de um dos acusados, já a contas com a Justiça, enquanto o seu comparsa se encontra foragido.

Rosalina Domingos deu a conhecer que, na província do Bié, uma criança de 11 anos foi agredida pelo padrasto, por ter feito pouca comida para o almoço.

A criança, explicou, foi atirada contra a parede, o que fez com que ficasse com cortes na face e numa orelha. "O agressor está detido e a vítima recebe assistência médica”

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade