Política

Embaixada da Holanda em Angola alinhada as prioridades nacionais

JA Online

O embaixador da Holanda em Angola, Tsjeard Hoekstra, garantiu, sexta-feira, em Luanda, que  a sua missão diplomática está alinhada às prioridades nacionais e apresentou a sua embaixada como uma entidade com foco económico e com alguma acção social.

24/02/2024  Última atualização 12H52
© Fotografia por: Direito Reservado

A garantia foi feita durante um encontro com o ministro do Planeamento, Victor Hugo Guilherme.

Segundo o Tsjeard Hoekstra, a economia holandesa é forte, está bem posicionado nas áreas da agricultura e logística, por isso, estão a investir nestas duas áreas, no Corredor do Lobito.

O diplomata enfatizou que o valor do potencial do Corredor do Lobito ultrapassa o escoamento de minérios, apontando os sectores da agricultura e o comércio.

"Para desbloquear esse potencial entendemos que o segredo está na logística, por isso estamos a instalar a plataforma logístico na Caala onde um dos seus principais elementos é a cadeia de frio para conservação dos produtos”, disse o diplomata citado pelo Ministério do Planeamento,  no Facebook.

"O estudo de viabilidade que fizemos confirma o histórico e o potencial agrícola da região do Huambo, sobretudo ,na produção de fruta tropical, um sector interessante para os Países Baixos, mas também para Angola, pois poderá aumentar as exportação e para holanda”, acrescentou.

Por sua vez, o ministro Víctor Hugo Guilherme, convidou os investidores dos Países Baixos a investirem também na província do Zaire, região com forte potencial agrícola, com destaque para os citrinos.

Por fim, o embaixador solicitou apoio do Ministério da Planeamento para a identificação de projectos no domínio da energia, saúde e indústria produtiva, áreas do interesse de investimento do banco holandês Invest Internacional.

 

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política