Mundo

Embaixada de França desaconselha viagens à Cabo Delgado

A Embaixada francesa em Moçambique recomendou, sexta-feira, aos seus cidadãos a não viajarem para as cidades de Palma, Mocímboa da Praia e Pemba na província de Cabo Delgado no Norte de Moçambique.

19/02/2024  Última atualização 11H15
© Fotografia por: DR

Em comunicado, a missão diplomática em Maputo, aponta os relatos nos últimos dias, do recrudescimento de ataques terroristas, como a principal causa de tal recomendação.

Para o consultor Económico e em Cibersegurança Pública, Alexandre Jorge Mano, a advertência do Governo francês aos seus cidadãos para que não viajem às cidades de Palma, Mocímboa da Praia e Pemba, não tem razão de ser.

Há de facto aqui por parte do Governo francês alguma precipitação neste pronunciamento oficial que vem aqui trazer dúvidas adicionais já há um campo com bastante desgaste que é o retorno da TotalEnergies a Cabo Delgado. Vamos aguardar pelo pronunciamento que a TotalEnergies vai ter sobre a mesma, se é que vai ter algum e também obviamente sobre a decisão das empresas que já ela estão. É importante ressalvar que não é uma proibição é uma recomendação de não viagem.

A recomendação do Governo francês abarca três pontos o que, para o analista politico Wilker Dias, é revelador do actual quadro no terreno.

Este comunicado da Embaixada da França acaba por revelar  a situação crítica e também a fragilidade securitária que se tem verificado em Cabo Delgado principalmente desde Dezembro em que os ataques se intensificaram e em grande medida.

No terreno as autoridades governamentais, ao nível da província de Cabo Delgado, pedem calma à população em fuga.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo