Sociedade

Embaixador da Coreia destaca as boas relações com Angola

Pedro Bica| Jornalista

O embaixador da República da Coreia em Angola, Kwang-Jin Choi, ressaltou, quarta-feira, em Luanda, as boas relações diplomáticas entre os dois países, baseadas nos domínios da construção naval, indústria automóvel e de máquinas agrícolas.

14/03/2024  Última atualização 07H20
Embaixador da República da Coreia em Angola, Kwang-Jin Choi © Fotografia por: Edições Novembro
Dissertando numa palestra dirigida aos funcionários da empresa Edições Novembro, com o tema "Evolução da diplomacia”, Kwang-Jin Choi assegurou o apoio do Governo coreano ao programa de diversificação económica em curso no país e deu a conhecer o nível de expansão das actividades das empresas sul-coreanas no mercado angolano, sobretudo nas áreas de produtos farmacêuticos e energias renováveis.

O embaixador explicou que, apesar da distância geográfica, os laços que unem os dois países são cada vez mais sólidos.

"Grande professor”

O embaixador da Coreia considerou o Jornal de Angola, único diário nacional, e título afecto à empresa Edições Novembro, um "grande professor”.

O diplomata explicou que, através do diário, tem aprendido muitas coisas da cultura angolana, destacando os idiomas, pratos típicos, danças e locais de interesse turístico.

Kwang-Jin Choi ressaltou, igualmente, a importância, o papel e poder que os órgãos da comunicação social possuem na diplomacia convencional, pública e cidadã.

"Por exemplo, quando um jornalista do Jornal de Angola for fazer uma entrevista a um estrangeiro e se vestir de forma africana, ele transmite, sempre, uma mensagem de diplomacia cidadã”, assegurou. O presidente do Conselho de Administração da Edições Novembro, Drumond Jaime, considerou a palestra muito proveitosa, por ter possibilitado um maior conhecimento do país asiático, suas potencialidades e ofertas.

Drumond Jaime explicou que o Jornal de Angola, através da sua diplomacia jornalística, tem sabido corresponder às exigências do mercado. "Depois daqui, vamos ver se podemos avançar para que um grupo de jornalistas possa visitar a Coreia e, assim, poder conhecer melhor a realidade e publicá-las no nosso jornal”, disse. 

Cimeira Coreia-África 2024

O embaixador Kwang-Jin Choi deu a conhecer que o Governo coreano vai acolher a primeira Cimeira Coreia-África em Junho deste ano. Terá como tema "O Futuro que Fazemos Juntos: Crescimento partilhado, Sustentabilidade e Solidariedade” e servirá para afirmar a necessidade de actualizar a parceria e reunir a vontade política dos líderes, para a implementação dos compromissos pela co-prosperidade.

A reunião visa, igualmente, proporcionar uma valiosa oportunidade para a Coreia e Angola fortalecerem ainda mais as relações bilaterais, dando lugar à discussão para a construção de uma parceria equitativa e estratégica entre África e a Coreia.

Em 2005, a Coreia obteve o estatuto de observador da União Africana (UA) e, desde 2006, o país asiático tem mantido uma cooperação substancial com a organização, através do "Fórum Coreia-África (KAF)” e da "Cooperação Económica Coreia-África (KAFEC).

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade