Política

Embaixador do país na ONU preside ao “Grupo Africano”

Angola assume, desde terça-feira, a presidência rotativa do Grupo Africano nas Nações Unidas, através do representante permanente junto da organização internacional, em Nova Iorque, Francisco José da Cruz.

06/04/2024  Última atualização 08H50
Representante permanente de Angola junto das Nações Unidas, Francisco José da Cruz, assume a presidência rotativa do Grupo Africano nas Nações Unidas © Fotografia por: DR
Ao presidir à primeira reunião de coordenação, Francisco José da Cruz enalteceu a oportunidade de servir como presidente do Grupo Africano durante o mês de Abril e de conduzir a reunião nesta qualidade, no dia 4 de Abril, "uma data histórica em que a República de Angola celebra 22 anos de paz e estabilidade”.

Segundo um comunicado de imprensa da Missão Permanente de Angola junto da ONU, o diplomata elogiou a liderança do seu antecessor, Adonia Ayebare, representante permanente da República do Uganda, que coordenou o Grupo Africano na ONU durante o mês de Março, e prometeu não poupar esforços para manter o empenho e dinamismo, beneficiando da sua experiência e conhecimento.

A este respeito, disse que vai reunir com os coordenadores do Grupo Africano dos diferentes comités da Assembleia-Geral das Nações Unidas para obter uma avaliação detalhada dos assuntos de extrema importância para o Grupo e discutir as acções que o presidente precisa de empreender para promover e defender os interesses comuns.

Francisco José da Cruz aproveitou a ocasião para felicitar o embaixador Zénon Mukongo, da República Democrática do Congo (RDC), pela nomeação da primeira mulher para o cargo de Primeira-Ministra do seu país, no passado dia 1 do corrente mês.

Felicitou, igualmente o embaixador Cheik Ninag, do Senegal, pelas eleições pacíficas e transparentes que culminaram com a tomada de posse do Presidente mais jovem de África, no dia 2 deste mês.

Enquanto presidente do Grupo Africano, Angola terá, entre outras, a responsabilidade de presidir às reuniões semanais do grupo, representar os Estados africanos em vários encontros, proferir discursos em nome do continente, assim como sugerir um programa de trabalho para o mandato.

A agenda de trabalhos prevê discussões de coordenação de posições e estratégias para afirmação da posição do grupo nos processos em curso sobre a Cimeira do Futuro, Pacto Digital Global, Processo Intergovernamental para a Reforma do Conselho de Segurança e Financiamento do Sistema de Coordenadores Residentes da ONU.

Estão também previstas prelecções por parte de entidades da União Africana e do sistema das Nações Unidas sobre temas de interesse do Grupo.
O Grupo Africano é o maior Grupo Regional nas Nações Unidas.

Enviada de Guterres visita a região da SADC

A representante especial do Secretário-Geral da ONU para a Violência Contra as Crianças, Najat Maalla, efectua, de 8 a 17 deste mês, um périplo pelos países da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC).

A informação foi prestada, quarta-feira, por aquela responsável, durante um encontro de trabalho com o representante permanente de Angola junto das Nações Unidas, em Nova Iorque, Francisco José da Cruz.

Um comunicado da Missão Diplomática angolana na ONU aponta que Najat Maalla aproveitou a ocasião para felicitar o país na sua qualidade de presidente em exercício da SADC, contando com o apoio das autoridades nacionais para a realização da Conferência Ministerial sobre Violência Contra Crianças, a ter lugar em Bogotá, Colômbia, de 7 a 8 de Novembro de 2024.

A diplomata informou que a visita a Angola consta da segunda fase da sua digressão à região da SADC, a realizar-se em Agosto do ano em curso.

Em Angola, Najat Maalla prevê realizar uma série de reuniões de alto nível com entidades do Governo e principais actores no combate contra a violência infantil, realçando a oportunidade para identificar, acelerar e ampliar as práticas e acções promissoras existentes para prevenir e responder à violência contra as crianças no país e na subregião.

BREVES
Embaixador no Senegal aborda segurança no Sahel com representante da ONU

O embaixador de Angola no Senegal, Adão Pinto, abordou, ontem, questões de interesse político e diplomático com o representante especial do Secretário-Geral da ONU e chefe do Escritório das Nações Unidas para a África Ocidental e a região do Sahel (UNOWAS), Leonardo Santos Simão, de nacionalidade moçambicana. Durante o encontro, a abordagem entre ambos recaiu, essencialmente, para a situação política e de segurança na região do Sahel, bem como a necessidade de promover esforços conjuntos a nível regional e internacional para a paz, a estabilidade e o desenvolvimento. Adão Pinto e o representante da ONU para a África Ocidental concordaram, igualmente, em aprofundar, permanentemente, as discussões, tendo em vista os distintos adventos políticos na região.

 A Embaixada de Angola no Senegal, concretamente na capital, Dakar, responde também pela República Islâmica da Mauritânia e da Gâmbia. A região do Sahel, cujo significado literal do árabe é "costa”, está localizada entre o vasto deserto do Saara a Norte e as savanas africanas a Sul, compreendendo, actualmente, partes de seis países: Senegal, Mauritânia, Mali, Burkina Faso, Níger e Tchad, todos ex-colónias francesas.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política