Política

Embaixadora em Portugal contacta comunidades no Porto e em Lisboa

A embaixadora extraordinária e plenipotenciária de Angola em Portugal, Maria de Jesus Ferreira, foi apresentada, sábado e na quinta-feira, às comunidades angolanas residentes naquele país europeu.

03/03/2024  Última atualização 07H37
Maria de Jesus Ferreira (à direita) prometeu ajudar os angolanos a ultrapassarem obstáculos © Fotografia por: DR

De acordo com uma nota enviada sábado ao Jornal de Angola, a diplomata teve, na quinta-feira, um encontro de auscultação à comunidade angolana no Porto, durante a qual os mais de uma centena de concidadãos puderam apresentar os seus problemas com vista à solução.

Na ocasião, a embaixadora Maria de Jesus Ferreira começou por referir que, mais do que uma apresentação, tratava-se de um reencontro com amigos que criou em 2004, quando era cônsul-geral no Porto.

A diplomata disse ser, igualmente, uma oportunidade para novos conhecimentos que lhe vão ajudar a conhecer um pouco melhor o pulsar da comunidade angolana, numa realidade eventualmente nova.

Num trabalho de entre ajuda com a cônsul-geral do Porto, Dulce Gomes, Maria de Jesus Ferreira prometeu trabalhar para que a comunidade angolana na região Norte de Portugal possa ver satisfeitas algumas das suas necessidades, num diálogo interactivo para congregar as sinergias necessárias para que isso se torne realidade.

"Somos angolanos, amamos o nosso país e tudo faremos para que essa angolanidade seja o grande ponto de união entre todos nós”, disse.

No encontro organizado pelo Consulado-Geral no Porto, estiveram, igualmente, presentes Jú Martins e Gonçalves Mundumba, membros do Bureau Político do MPLA. Gonçalves Muandumba, secretário do Bureau Político do MPLA para a Organização e Inserção na Sociedade, defendeu mais unidade entre os angolanos para que possam ser vencidos os problemas que afectam o país.

Gonçalves Muandumba disse estar em Portugal para ouvir os problemas sentidos pela comunidade, fazendo um voto para que se viva um novo tempo, "num virar de página, privilegiando aquilo que nos une Angola”.

Os principais problemas expostos pela comunidade presente no evento são vários e têm que ver com dificuldades na obtenção de alguns documentos nacionais, bem como o desconhecimento da metodologia a seguir para  a melhor inserção na sociedade portuguesa e na sua legalização enquanto imigrantes.

Já ontem, a embaixadora Maria de Jesus Ferreira participou, em Lisboa, num outro encontro de auscultação que o mesmo grupo de deputados manteve com a comunidade angolana no Sul de Portugal. O encontro foi organizado por associações angolanas naquela região.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política