Política

Embaixadora na Itália orienta reunião do grupo da SADC

A representante permanente de Angola junto das Agências das Nações Unidas, Maria de Fátima Jardim, orientou, quarta-feira, na capital italiana, a reunião preparatória dos embaixadores do Grupo da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) para a Conferência Regional Africana da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO), que acontece já no final deste mês.

21/03/2024  Última atualização 09H02
Embaixadora Maria de Fátima Jardim expressou a sua gratidão na conferência da FAO © Fotografia por: Arquivo
Na reunião, que decorreu em Roma, foram discutidos aspectos ligados à inovação, empreendedorismo e à resiliência dos sistemas alimentares, com foco na capacitação de associações e cooperativas inclusivas e na promoção da cooperação regional.

A necessidade de esforços coordenados e parcerias interconectadas para alcançar os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) até 2030, e não só, bem como as desigualdades persistentes exigem uma estratégia global mais coesa, alinhada com a Agenda 2063, também mereceram análise dos mandatários que preparam a conferência da SADC, que vai debater as prioridades para o Quadro Estratégico da FAO 2022-2031 e outras questões relacionadas com as políticas e regulamentações regionais e globais.

Os responsáveis pelas missões diplomáticas fizeram ainda uma abordagem especial para a resolução de crises, com a elaboração de uma estratégia regional a fim de  garantir que ninguém fique para trás. A conferência também programou uma mesa-redonda sobre o financiamento de sistemas alimentares resilientes e inclusivos em África, com foco em modelos sustentáveis de financiamento e na iniciativa "Mão na Mão".

Por sua vez, a embaixadora Maria de Fátima Jardim expressou a sua gratidão pela participação e propostas apresentadas antecipadamente, tendo aproveitado a oportunidade com vista a convidar os presentes a contribuírem para o Dia da SADC, que se assinala a 23 de Março. Fátima Jardim reiterou, na ocasião, o interesse da sub-região na expansão da iniciativa "Grande Muralha Verde para o Sul de África”.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política