Mundo

Embaló promete realizar as legislativas até Junho

O Presidente da República da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló, prometeu, quinta-feira, marcar as novas eleições legislativas para antes da época das chuvas, que começa em Junho, insistindo que as presidenciais se realizarão em Novembro de 2025

23/02/2024  Última atualização 09H18
Presidente da República da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló © Fotografia por: DR
Embaló dissolveu o Parlamento em Dezembro, e ainda não tinha avançado um horizonte político para a normalização da governação, através da realização de novas eleições, como acabou de fazer com a possibilidade de marcar antes de Junho. "Mas não é possível não organizarmos as eleições antes da época das chuvas (Junho)”, afirmou, citado pela Lusa, à margem de uma visita ao Mercado Central de Bissau.

O Chefe de Estado descartou a realização, em simultâneo, das eleições, afirmando que o mês das presidenciais é Novembro de 2025. Sissoco Embaló disse que tem pronto o decreto para convocar as legislativas e que aguarda apenas que a Comissão Nacional de Eleições (CNE) conclua a actualização dos cadernos eleitorais e proponha uma data.

O Presidente indicou, ainda, que está "a discutir com a comunidade internacional a ajuda financeira” para o novo acto eleitoral, resultado da dissolução do Parlamento com maioria da coligação PAI- Terra Ranka, liderada pelo PAIGC.

Alguns dos partidos da coligação já fizeram novas alianças, assim como o partido do Presidente da República, o MADEM- G15, que se juntou à Assembleia do Povo Unido - Partido Democrático da Guiné-Bissau (APU-PDGB), do antigo Primeiro-Ministro Nuno Nabiam, que pediu a demissão de Conselheiro Especial do Presidente.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo