Mundo

Emmanuel Macron: Operações militares podem ser necessárias

O Presidente francês, Emmanuel Macron, voltou a afirmar que as operações terrestres ocidentais na Ucrânia podem ser necessárias "a dada altura", em declarações após um encontro com o chanceler alemão, Olaf Scholz, e o Primeiro-Ministro polaco, Donald Tusk.

18/03/2024  Última atualização 10H35
© Fotografia por: DR

"Talvez a dada altura - não quero, não vou tomar a iniciativa - tenhamos de ter operações no terreno, sejam elas quais forem, para contrariar as forças russas", disse Macron em entrevista com o Le Parisien na sexta-feira, divulgada ontem pela publicação francesa, no regresso de Berlim, onde se encontrou com os líderes alemão e polaco.

"A força da França é que somos capazes de o fazer", acrescentou.

Na capital alemã, Emmanuel Macron encontrou-se com o chanceler Olaf Scholz e o Primeiro-Ministro polaco, Donald Tusk, numa demonstração de unidade entre os três países.

As repetidas declarações de Emmanuel Macron, recusando-se a excluir o envio de tropas terrestres ocidentais para a Ucrânia, causaram confusão entre os aliados de Paris, liderados pela Alemanha e suscitaram a desaprovação quase unânime da oposição em França.

Na sua entrevista ao Le Parisien, o Presidente francês rejeitou qualquer desacordo no seio do eixo franco-alemão sobre esta questão.

"Quis vir muito rapidamente à Alemanha para não iniciar um debate sobre divergências estratégicas que poderiam existir: elas não existem", sublinhou.

"Nunca houve qualquer desacordo entre mim e o chanceler. Temos pontos de vista muito semelhantes sobre os objectivos e a situação.

É a forma como os traduzimos que é diferente", continuou sublinhando as diferenças das "culturas estratégicas" dos dois países.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo